Brasília Amapá |
Manaus

A Máquina Pública contra o Povo: a disputa eleitoral em Rio Preto da Eva será uma das mais acirradas do Amazonas

Compartilhe
A Máquina Pública contra o Povo: a disputa eleitoral em Rio Preto da Eva será uma das mais acirradas do Amazonas

Amazonas – Com o mês de abril se aproximando, as movimentações políticas no Estado do Amazonas estão cada vez mais intensas para às eleições municipais deste ano. No entanto, é o município de Rio Preto da Eva que tem se destacado e chamado a atenção dentre as 62 cidades do Estado, justamente por conta dos conflitos travados nos bastidores da política que envolvem a máquina pública e a própria população.

O prefeito Anderson Sousa, que terá que indicar algum aliado para herdar o seu controle sobre a cidade conhecida como a “Terra da Laranja”, possui um bloco que conta com personalidades cujo histórico estão entranhados com a máquina municipal, e que vão desde assessores, secretários, dois ex-prefeitos, dono de time de futebol e até mesmo o filho de um presidente da República!

Leia também: “Amigo, é a sua vez!”: Anderson Sousa diz que Adail Paz é “oposição” só para enganar população de Rio Preto da Eva 

Do outro lado, a população que se via há décadas sem alternativas em Rio Preto da Eva, por conta de um boicote que gerava a falta de visibilidade de candidatos da oposição, agora passa a ter o sentimento de esperança renovada por meio da pré-candidatura de um simples agricultor local. O nome dele: Altermir Barroso. No entanto, o caminho do trabalhador que almeja representar o povo na política não tem sido fácil: o produtor, que iria ser pré-candidato à prefeitura pelo Partido Liberal, acabou tomando uma dura “pernada” após articulação envolvendo o prefeito Anderson Sousa, o ex-prefeito Adail Paz e o presidente do PL Amazonas, Alfredo Nascimento. O que já sinalizaria mais uma grande falta de apoio e derrota para um homem que já disputou três eleições em 2012, 2016 e 2020.

Leia também: “No Cocão e Cervejinha”: ex-prefeito Adail Paz comemora tomada do PL com João Queiroz, secretário de Anderson Sousa; veja vídeo 

Apesar de todas as desvantagens vividas por Altemir durante essas décadas e nos últimos meses, a sorte do produtor rural no cenário eleitoral parece estar mudando. Altermir é um cristão de traços simples, que ascendeu de baixo, como pequeno agricultor em Rio Preto da Eva. Ele defende as bandeiras da autonomia e autossuficiência econômica do município, além da recuperação da responsabilidade fiscal e de transparência na cidade, ou seja tudo aquilo que atrapalharia os interesses do grupo político de Anderson Sousa.  Por isto mesmo, além dos poucos recursos, sempre foi boicotado e acabou nunca se elegendo, mas acumulou experiências como visionário, ouvinte e orador. Foi isto inclusive, que o fez ter conquistado a atenção de Plínio Valério, presidente regional do PSDB, que resolveu recrutá-lo para o partido e pediu para que Altemir Barroso concorresse à prefeitura de Rio Preto pelo PSDB.

Veja vídeo:

No Amazonas, Plínio Valério tem orientado a federação PSDB-Cidadania, junto com o pré-candidato à prefeitura de Manaus, Amom Mandel. As campanhas, sob orientação do senador, serão especializadas em impactar as pessoas mesmo com infinitamente menos recursos e tempo de TV e Rádio. Comenta-se, inclusive nos bastidores da política, que se Anderson Sousa estava preocupado que Altemir ganhasse projeção pelo PL, agora o prefeito de Rio Preto da Eva conseguiu garantir o destaque do adversário que está muito mais forte e com grande sinergia no PSDB-AM, sob comando do senador Plínio.

Apesar disto, o atual chefe do executivo municipal e também Presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) não pretende entregar as eleições para a prefeitura de Rio Preto da Eva de “bandeja” para seu opositor, muito pelo contrário. Segundo se comenta nos bastidores da política, Andeson Sousa usará toda a maquina pública a seu favor para garantir a vitória desse ano, buscando alianças e recursos até mesmo fora do Amazonas.

Cheio de aliados 

No dia 30 de março, véspera do aniversário de Rio Preto da Eva, o atual prefeito da cidade, Anderson Sousa, deverá fazer o anúncio dos pré-candidatos que terão seu apoio durante a campanha para as eleições. O ato de filiação contará com os seguintes partidos, aliados ao União Brasil, o qual Anderson Sousa faz parte: PT, PV, Federação Brasil da Esperança, PCdoB, PSD, Republicanos e Progressistas. Anderson Sousa convocou a população para prestigiar o ato de filiação, que acontecerá às 9h da manhã do dia 30 de março, no Caboco Chibata.

Informações apontam que possivelmente, os candidatos a prefeito e vice-prefeito que terão o apoio do atual gestor da cidade, virão pelo partido União Brasil. Além de ter o apoio de Anderson, os pré-candidatos terão apoio do senador Omar Aziz, do governador Wilson Lima de ampla maioria dos deputados estaduais e federais do Amazonas e até mesmo do presidente Lula.

Seis nomes estão sendo especulados para a disputa das eleições como sucessor do atual prefeito, são eles: Socorro Nogueira, atual Secretária Executiva de Educação; João Queiroz, atual Secretário de Finanças; Fulvio Pinto, ex-prefeito da cidade; Adail Paz, também ex-prefeito; Neto do Baixo Rio, que é vice de Anderson;

Já último nome, no entanto, é o que mais chama atenção: Luis Cláudio Lula da Silva, filho do atual presidente da República. É sabido, no entanto, que o maior impasse para a candidatura do executivo municipal, está na própria Constituição Federal, artigo 14. Precisamente o parágrafo 7º que determina: “são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção”, do presidente, governadores ou prefeitos – salvo se for candidatura à reeleição”. Mas nada impede que Lulinha vire vereador na cidade. Vale ressaltar uma outra informação importante que circula nos bastidores de Rio Preto da Eva: Luís Cláudio, a partir desta eleição, passará a votar em Rio Preto da Eva.

 Leia também: Bastidores: filho de Lula pode ser pré-candidato a Prefeitura de Rio Preto da Eva com apoio de Anderson Sousa

Direito de Resposta – Adail Paz


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7