Visitas em presídios de Manaus serão retomadas após parceria com Defensoria Pública do AM
Manaus – Um termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) deve facilitar a visita de familiares de detentos do sistema prisional de Manaus, que passará a ser feita por meio de agendamentos. As visitas foram suspensas logo após os massacres registrados nos dias 26 e 27 de maio deste ano.
A iniciativa surgiu de uma reunião realizada nesta sexta-feira (5) entre o secretário da Seap, Marcus Vinícius de Oliveira Almeida, e o defensor geral, Rafael Barbosa. A DPE-AM irá ceder à Secretaria a tecnologia de agendamentos online utilizada pela instituição.
O termo deve ser assinado na segunda-feira (8). O sistema que será adotado pela Seap deve confirmar em minutos, já no primeiro acesso, a data e hora em que os familiares poderão ir aos presídios.
Enquanto isso, as visitas e entrega de materiais de higiene continuam suspensas em quatro unidades prisionais da capital. A prorrogação da suspensão foi discutida na reunião que ocorreu nesta sexta.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/m/B/a1aTO9TDSdF0KS5t8IWQ/whatsapp-image-2019-07-05-at-18.01.36.jpeg)
“Não é punição. Estamos preparando o sistema, remodelando a segurança interna para garantir a segurança e a integridade física dos familiares, funcionários e internos do sistema prisional”, disso o secretário da Seap, por meio de nota.
Apesar da suspensão, a Secretaria informou que os banhos de sol foram retomados nesta sexta nos presídios onde os massacres foram registrados. Ao contrário disto, as visitas e entrega de material continuam normais em outras unidades prisionais.
Foto: Divulgação/Seap