Brasília Amapá |
Manaus

Petistas comemoram no TSE cassação de Deltan Dallagnol, deputado mais bem votado do Paraná; veja vídeo

Compartilhe
Petistas comemoram no TSE cassação de Deltan Dallagnol, deputado mais bem votado do Paraná; veja vídeo

Brasil – Um vídeo que circula nas redes sociais registrou um momento de comemoração após a cassação do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O julgamento ocorreu na noite da terça-feira, dia 16.

No vídeo, é possível observar um grupo de pessoas celebrando a decisão dentro das dependências do TSE. De acordo com a assessoria do tribunal, não havia funcionários da Corte presentes no encontro, apenas advogados. Não se sabe ainda se essas pessoas estão ligadas ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas imagens, elas são vistas fazendo o gesto conhecido como “L” e tirando selfies.

A cassação de Deltan Dallagnol foi decidida por unanimidade pelos ministros do TSE, seguindo o relator Benedito Gonçalves. A Corte acatou uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores (PT), alegando que Dallagnol teria violado a Lei da Ficha Limpa ao se candidatar à Câmara dos Deputados.

O TSE determinou que os votos obtidos por Deltan Dallagnol devem ser redistribuídos entre os demais candidatos a deputado federal pelo Podemos no Paraná nas eleições do ano passado. Nas eleições de 2022, o ex-procurador da República e ex-coordenador da Operação Lava Jato em Curitiba foi o candidato mais votado na disputa pelo cargo no estado do Sul, recebendo um total de 344.917 votos, o que representa 5,63% dos votos válidos.

A cassação de um mandato eletivo é um fato relevante na política e desperta atenção da opinião pública. A decisão do TSE tem impacto tanto para o político cassado quanto para os demais candidatos do partido envolvido nas eleições. O desdobramento desse caso certamente será acompanhado de perto, uma vez que envolve uma figura conhecida no cenário político nacional.

Dispositivo Ilegal

O deputado federal Marcel Van Hattem (Novo-RS) expressou sua indignação em relação à cassação do ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) e afirmou que a decisão foi baseada em um dispositivo inexistente na Lei da Ficha Limpa, tornando-a ilegal. Além disso, o parlamentar mencionou que os ministros responsáveis por essa decisão já anularam processos comprovados de crimes envolvendo o ex-presidente Lula, o que caracteriza, segundo ele, um ataque à democracia e à justiça sem precedentes.

Van Hattem ressaltou que essa situação deve ser o ponto de inflexão para que a população retorne às ruas e exija o respeito ao voto, considerado sagrado em uma democracia, e a recuperação das instituições que, segundo ele, estão sendo dominadas e abusadas por verdadeiros tiranos que acreditam estar acima de tudo. O deputado, conhecido por seu apoio a Deltan Dallagnol, declarou que o povo não ficará passivo diante desses acontecimentos.

“Deltan Dallagnol foi cassado por dispositivo INEXISTENTE na Lei da Ficha Limpa – portanto, ilegalmente – por ministros que já anularam processos com crimes EXISTENTES e COMPROVADOS de Lula. É um ataque à democracia e à Justiça sem precedentes”. “Que seja o ponto de inflexão para que voltemos às ruas para exigir respeito ao nosso voto, sagrado numa democracia, e recobrar nossas instituições, hoje dominadas e abusadas por verdadeiros tiranos que acham que podem tudo. O povo não deixará assim!”, disse o parlamentar.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7