Brasília Amapá |
Manaus

Fim da janela partidária, veja lista de filiados e pré-candidatos anunciados por cada partido no Amazonas

Compartilhe
Fim da janela partidária, veja lista de filiados e pré-candidatos anunciados por cada partido no Amazonas

Amazonas – Com o fim da chamada janela partidária no último sábado (2), partidos como o Avante, União Brasil, Partido Liberal, Republicanos e Solidariedade, anunciaram seus pré-candidatos que devem compor a futura disputa eleitoral em outubro deste ano para deputados federais e estaduais. Confira lista:

União Brasil

O União Brasil no Amazonas lançou 19 nomes de pré-candidatos a deputado estadual em um evento que contou com a presença do governador do Estado, Wilson Lima, e centenas de apoiadores. O ato foi realizado nesta sexta-feira (1º), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa (Aleam).

Integram o quadro de pré-candidatos ao parlamento estadual pelo União Brasil, Roberto Cidade, Adjuto Afonso, Gilmar Nascimento, Carlos Souza, Profª Jaqueline, Gustavo Picanço, Coronel Norte, Joana D’arc, Wanderson Robinho, Júnior Ribeiro, Éverton Assis, Bosco Poeta, Édson Bessa, DJ Raidi Rebello, DJ Evandro Júnior, George Lins, Mário César Filho, Brenda Dianá e Larisse Frutuoso.

No partido do governador do estado, Wilson Lima, União Brasil, seis parlamentares se filiaram, foram eles: Roberto Cidade, Joana D’arc, Saullo Vianna, Adjunto Afonso e Fausto Júnior. Durante as eleições deste ano, Joana e Roberto decidiram disputar a reeleição na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em contrapartida, Saullo e Fausto Júnior irão tentar uma vaga na Câmara Federal.

Avante

Na lista de filiados no Avante, destacou-se o nome do ex-secretário Sabá Reis, que é cotado a uma chapa como possível vice-governo. Hissa Abrahão, deve disputar como deputado federal. E também se filiaram os vereadores apóstolo Marcel Alexandre e Marcelo Serafim, ambos cotados a deputado estadual. O Avante no Amazonas ainda prepara os anúncios formais de pré-candidatura de mais nomes que deverão disputar como deputados estaduais e federais, que deverá ser anunciada até julho.

Partido Liberal

No PL, atual partido do presidente Jair Bolsonaro, os mais recentes filiados são os deputados Tony Medeiros, Therezinha Ruiz e o Delegado Péricles. O deputado estadual Cabo Maciel permaneceu no partido e irá buscar reeleição na Aleam. O ex-superintendente da Suframa, Coronel Menezes, cotado ao senado, e o deputado Federal Capitão Alberto Neto, que procura reeleição, também se filiaram ao partido.

Republicanos

Já no partido de Silas Câmara, a deputada estadual Mayara Pinheiro e o deputado Dermilson Chagas se filiaram ao partido. Adail Filho também se filiou ao Republicanos e deverá concorrer à deputado federal.

Solidariedade

Visando se tornar o novo governador do Amazonas, o deputado Ricardo Nicolau decidiu se filiar ao Solidariedade, comandado pelo deputado federal Bosco Saraiva.

Não mudaram de partido

Houve também quem se mantivesse nos antigos partidos. São eles: Carlinhos Bessa (PV), Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (Patriota), Abdala Fraxe (Podemos), Nejmi Aziz (PSD), Serafim Corrêa (PSB) e Berlamino Lins (Progressista).

Situação MDB, Cidadania e PSDB

O MDB pode recuar com Eduardo Braga e Amon Mandel foi convidado para ser vice na chama de Amazonino. Fontes dos bastidores afirmam que prefeitos do interior liderados pelo prefeito de Itamarati João Campelo e de Manacapuru Beto Dangelo, estariam articulando a união entre Eduardo Braga e Amazonino. No entanto, nas redes sociais, Amazonino anunciou filiação ao Cidadania e parceria com o PSDB, de Arthur Virgílio, por conta da federação partidária.

Uma das postagens, ao lado do vereador Amom Mandel, indica que o vereador mais jovem do Amazonas, caso não esteja filiado ao Cidadania, possa ter se filiado ao PSDB e venha a disputar como deputado federal. Também se filiou ao Cidadania o deputado estadual Wilker Barreto.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7