Brasília Amapá |
Manaus

Eleições 2022: bancada coletiva pode ser eleita pela primeira vez no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – As candidaturas coletivas para prefeitos e vereadores estão crescendo cada vez mais desde a última eleição, ocorrida em 2020. Mesmo que ainda pouco conhecida pelos eleitores amazonenses, no pleito deste ano, o Amazonas pode eleger pela primeira vez na história, um candidato com proposta de mandato coletivo para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) ou na Câmara Federal.

Seguindo o novo modelo, a candidatura coletiva pode ser composta por mais de um grupo com três ou mais integrantes que, caso sejam eleitos, irão dividir a mesma vaga de deputado, assim como o salário e as responsabilidades. A dinâmica do trabalho é divida entre os componentes da bancada coletivo, podendo ser apresentado projetos juntos ou de forma intercalada, fazendo votações em decisão conjunta na Aleam ou na Câmara.

Patriotas

O Patriotas é o partido com o maior número de candidaturas coletivas para deputado estadual com três registros na Justiça Eleitoral para o pleito deste ano. Entre os mandatos coletivos estão as chapas dos Bombeiros e da Segurança. Na lista estão com Coronel Andrei e Coronel Navarro e Jonatha.

Ainda para deputado estadual, o PL registrou a candidatura coletiva Dr. Felix e Bancada Ativista, que está vindo com tudo nas eleições deste ano, confiantes de conquistarem o primeiro mandato coletivo da história do Amazonas.

A candidatura tem o apoio do presidente do PL, Alfredo Nascimento, e vem realizando muitas ações voltadas para saúde nas comunidades e conquistado cada vez mais espaço na corrida eleitoral.

Deputado federal

Para deputada federal, a Bancada Delas, que vai disputar a eleição pelo PSD, promete fazer a diferença na política brasileira e representar bem o Amazonas e a força da mulher amazonense na Câmara Federal. Composta por quatro agentes tutelares.

Embora apareça no registro da Justiça Eleitoral somente a foto e o número da candidata Kiki Anjos, todas as suas companheiras estão regularizadas e se, caso ela seja eleita a deputada federal, vai fazer um mandato em conjunto com o time, com cada uma representando uma zona da cidade. Um time formado por quatro amigas, conselheiras tutelares, que resolveram levantar a bandeira da infância e da juventude para defender a violação de crianças e adolescentes.

Bancada mista

O Patriota também registrou para federal três chapas na candidatura coletiva, entre elas uma chapa mista (composta por homens e mulheres) denominada Carlos Felix e Bancada Mista, além da Tânia e Bancada da Causa Animal e Tânia e conselheiros tutelares.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7