Brasília Amapá |
Manaus

Conheça a fraude que pode explicar as ‘sementes misteriosas’

Compartilhe

Conhecida como ‘brushing’, prática melhora a reputação de lojas e produtos on-line com avaliações falsas, mas exige envio de encomendas para validar pedidos. Pacotes seriam enviados da China e de outros locais da Ásia, mas governo chinês nega.

Pacotes com “sementes misteriosas” seriam enviadas da China e de outros locais da Ásia já chegaram por correio a brasileiros de 8 estados. O governo chinês nega que os pacotes sejam enviados do país.

O fenômeno, que também foi registrado em países como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, entre outros, ainda não tem uma explicação definitiva.

Mas o Departamento de Agricultura dos EUA já trabalha com a possibilidade de que as encomendas indesejadas estejam relacionadas a uma fraude conhecida como “brushing”.

Como funciona a fraude

A prática ocorre principalmente em sites que operam no modelo de “marketplace”, em que um único site de compras oferece produtos de muitas lojas diferentes.

Os golpistas fazem cadastro e compram em lojas on-line como se fossem clientes, usando endereços reais de vários países que são roubados de bancos de dados.

Com a conta falsa, eles ficam sabendo quando a “encomenda” foi entregue e, então, podem fazer uma avaliação positiva para a própria loja.

A reputação de cada vendedor nesses sites ajuda a aumentar as vendas, tendo impacto na posição dos produtos nos resultados de busca e na confiança do cliente.

Como muitos sites de comércio eletrônico do tipo “marketplace” obrigam os vendedores a registrar um código de rastreamento em cada pedido, os golpistas se veem obrigados a enviar algum produto.

Para que a fraude tenha sucesso, também é preciso usar uma variedade de endereços válidos. Do contrário, os pacotes poderiam ser recusados e retornados.

Além disso, os sistemas das lojas poderiam levantar suspeitas se os mesmos endereços fossem usados para muitas compras.

Fonte :G1


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7