Brasília Amapá |
Manaus

Visa Manaus conclui participação em seminário sobre projeto de atualização do Código Sanitário, em Brasília

Compartilhe
Visa Manaus conclui participação em seminário sobre projeto de atualização do Código Sanitário, em Brasília

Manaus – A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) concluiu, nesta quinta-feira (28/09), sua participação no “Seminário para implementação do modelo de Código Sanitário para SNVS”, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na própria sede do órgão, em Brasília (DF).

O evento, que vinha ocorrendo desde a última terça (26/09), reuniu representantes de órgãos de Vigilância Sanitária de diversas capitais e municípios brasileiros, integrantes de um projeto desenvolvido pela Anvisa para a atualização de seus respectivos Códigos Sanitários. A Visa Manaus aderiu ao projeto em fevereiro deste ano, e vem realizando reuniões virtuais e encontros presenciais periódicos com os técnicos da Anvisa para analisar, construir propostas e revisar o Código Sanitário da capital amazonense, que foi promulgado em 1997, e não recebeu nenhuma atualização desde então.

Segundo o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, o encontro nacional de vigilâncias propiciado pelo Seminário foi uma oportunidade única de troca de conhecimentos e experiências, que irá enriquecer o trabalho realizado pela Vigilância manauara.

“É de grande valia esse evento aqui na Anvisa, em Brasília, uma vez que pudemos conhecer as propostas inovadoras trazidas pelos representantes de várias capitais e municípios do nosso Brasil, o que só vem a contribuir. Temos certeza de que, com todo o aprendizado vivenciado no Seminário, vamos avançar de forma decisiva para a construção de um Código Sanitário mais coeso e resolutivo, que atenda às necessidades dos regulados e da nossa população”, afirma.

“Não posso deixar de ressaltar, também, que estamos aqui graças ao apoio da nossa secretária municipal de Saúde, a Dra. Shádia Fraxe, e do nosso prefeito, David Almeida, um gestor executivo democrático, que quer ver a nossa cidade evoluindo cada vez cada vez mais quando o assunto é a segurança sanitária dos cidadãos”, conclui o diretor.

A programação de atividades do Seminário teve várias apresentações e debates, e incluiu, além da troca de experiências entre as vigilâncias participantes, discussões sobre a harmonização de conceitos e diretrizes para consolidar normas de referência na construção de códigos sanitários em todo o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Após o Seminário, a Anvisa irá ofertar uma “Oficina de Negociação” para as vigilâncias em processo de atualização, onde os técnicos da Agência irão falar sobre o trabalho de apresentação do Código Sanitário revisto e ampliado junto ao Poder Legislativo, para que ele possa ser transformado em lei.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7