Brasília Amapá |
Manaus

Urgente: Presidente da Assembléia Josué Neto, pede de Bolsonaro intervenção federal na saúde do Amazonas

Compartilhe

Manaus – O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PRTB), apresentou nesta segunda-feira, 20, um documento para apreciação dos deputados estaduais para enviar ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em que solicita uma intervenção federal na saúde do Estado do Amazonas. 

O documento traz informações do colapso na saúde do Estado em relação ao enfrentamento da Covid-19, com dados que mostram o crescimento e o descontrole dos casos no Amazonas, tanto na capital, quando no interior do Estado. Além de dados de óbitos devido ao contagio do novo coronavírus.

O documento foi assinado por Josué, apoiado pela 2ª vice-presidente da casa, deputada Mayara Pinheiro (PP), que chorou ao comentar sobre as perdas por vítimas da Covid-19.

De acordo com o documento, a atual conjuntura na saúde do Estado do Amazonas merece atenção, em virtude da situação atípica enfrentada na pandemia do novo coronavírus, bem como as incongruência e falta de zelo por parte do Poder Executivo do Estado.

Conforme o documento, os principais prontos-socorros da cidade de Manaus estão funcionando para atender pacientes de COVID-19, mas atendem também pacientes de urgência e emergência com problemas vasculares e cardíacos, motivo pelo qual ocorre transmissão do novo Coronavírus, agravando o quadro de muitos pacientes e levando-os à óbito.

Ainda segundo o texto, o próprio governador do Amazonas já admitiu que o governo federal, além de já ter encaminhado respiradores, enviará R$ 15 milhões para aumentar a capacidade do hospital Delphina Aziz, bem como enviou diversos médicos e intensivistas que já chegaram a Manaus.

Também no documento, a casa legislativa, por meio do Ofício n. 253/2020-GP, convocou a Secretária de Saúde do Estado do Amazonas, Simone Araújo de Oliveira Papaiz, para apresentação de estratégias de combate e contenção ao avanço do novo Coronavírus em nosso Estado, conforme aprovação por meio do Requerimento n° 1660/2020.

“Todavia, a secretária subscreveu o Ofício n. 1641/2020-GSUSAM, datado de 14 de abril de 2020, informando da impossibilidade de atendimento do convite formulado pela Casa Legislativa estadual, “[e]m virtude dos compromissos assumidos com o Estado do Amazonas, bem como das diversas ações e reuniões diárias para tratar sobre as ações de enfrentamento e combate ao novo Coronavírus, dentre as quais elencamos tratativas com Ministério da Saúde, equipe do Sírio Libanês, além das ações articuladas em conjunto com o Comitê de Gerenciamento de Crise desta Pasta… Em resposta este Presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, expediu o Ofício n. 265/2020-GP/ALEAM, afirmando que não se tratava de convite, mas sim uma convocação”, diz o documento.

Negado

O documento traz, ainda, informações sobre o pedido de Habeas Corpus ingressado pela secretária Simone Papaiz, que foi negado na sexta-feira, 17, pelo desembargador Jomar Fernandes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM).

VEJA O LINK DO DOCUMENTO ORIGINAL

20-04 dep.josue 1916.2020 (2)

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7