Brasília Amapá |
Manaus

União Brasil quer expulsar Bivar do partido após indícios de crime em incêndio na casa de Antônio Rueda

Compartilhe
União Brasil quer expulsar Bivar do partido após indícios de crime em incêndio na casa de Antônio Rueda

Brasil – Nesta quarta feira (13/3), os membros do União Brasil se reuniram na sede nacional do partido para deliberar sobre o prosseguimento do processo de expulsão e o cancelamento da filiação do deputado federal Luciano Bivar à presidência da legenda. O resultado da votação revelou 17 votos favoráveis ao andamento do processo, nenhum contrário e 15 abstenções.

Leia também: URGENTE: residência do Novo presidente do União Brasil é atingida por incêndio suspeito; veja vídeo

De acordo com o estatuto do União Brasil, Bivar terá um prazo de 72 horas, a contar do recebimento da representação, para apresentar sua manifestação antes da decisão cautelar do partido. Após esse período, a executiva do partido se reunirá para votar sobre a concordância ou não com o pedido de afastamento cautelar. Posteriormente, Bivar terá mais cinco dias para apresentar sua defesa, culminando na decisão final, que será anunciada em até 60 dias.

A representação em questão busca o afastamento cautelar de Bivar, incluindo a “expulsão e cancelamento de filiação contra o presidente do partido”. O documento apresenta graves acusações, como ameaças de morte feitas por Bivar ao presidente eleito do União Brasil, Antonio de Rueda, e a seus familiares. Além disso, há “indícios de motivação política criminosa nos incêndios que destruíram as casas” de Rueda e sua irmã, Maria Emília Rueda, que ocupa o cargo de tesoureira do União Brasil.

A atmosfera na reunião foi tensa, com os membros do partido cientes da importância da decisão que estavam prestes a tomar. As alegações apresentadas na representação indicam não apenas disputas internas, mas também questões sérias de segurança e comportamento inadequado por parte do presidente Luciano Bivar.

A decisão de prosseguir com o processo demonstra a seriedade com que o União Brasil está lidando com as acusações, garantindo um espaço para a apresentação de defesa por parte de Bivar antes de tomar qualquer medida definitiva. O resultado final, que será divulgado dentro dos próximos 60 dias, certamente terá implicações significativas no cenário político nacional, podendo impactar não apenas o partido, mas também a trajetória de Luciano Bivar como figura pública.

Lista de Presentes na Reunião:

– Maria Emília Rueda — Tesoureira do União Brasil
– Marcio Canella — Deputado Estadual RJ
– Rosângela Moro — Deputada Federal PR
– Fernanda Pessoa — Deputada Federal CE
– Murillo Gouvêa — Deputado Federal RJ
– Mendonça Filho — Deputado Federal PE
– Rodrigo Valadares — Deputado Federal SE
– Silvye Alves — Deputada Federal GO
– Pauderney Avelino — Deputado Federal AM
– Rodrigo de Castro — Deputado Federal MG
– Alfredo Gaspar — Deputado Federal AL
– Prof Dorinha — Senadora TO
– Paulo Azi — Deputado Federal BA
– Leur Lomanto Jr — Deputado Federal BA
– Mauricio Carvalho — Deputado Federal RO
– Rafael Simões — Deputado Federal MG
– José Rocha — Deputado Federal BA
– Alan Rick — Senador AC
– Marcio Bittar — Senador AC
– Kim Kataguiri — Deputado Federal SP
– Danilo Forte — Deputado Federal CE
– Rose Modesto — Ex-deputada federal MS
– Juscelino Filho — Ministro das Comunicações
– Pedro Lucas Fernandes — Deputado Federal MA
– Moses Rodrigues — Deputado Federal CE
– Zacharias Calil — Deputado Federal GO
– Dayany Bittencourt — Deputada Federal CE
– Dr Benjamim — Deputado Federal MA
– Davi Alcolumbre — Senador AP
– Efraim Filho — Senador PB
– ACM Neto — Ex-prefeito de Salvador BA
– Fabio Rueda — Deputado Federal AC
– Wilson Lima — Governador AM
– Luiz Henrique Mandetta — Ex-ministro da Saúde
– Manoel Arruda — Presidente do União Brasil DF
– Damião Feliciano — Deputado Federal PB
– Mauro Mendes — Governador MT
– Fábio Garcia — Deputado Federal MT
– Meire Serafim — Deputada Federal AC
– Alexandre Leite – Deputado Federal SP
– Bruno Reis – Prefeito de Salvador
– Felipe Franscichinni — deputado de PR
– Fernando Máximo — deputado federal RO
– Elmar Nascimento — deputado federal BA
– Carlos Gaguim — deputado federal TO
– Matheus Laiola — deputado federal PR
– Fernando Filho — deputado federal PE
– Antonio Rueda
– Celso Sabino — ministro do turismo
– Nicoletti — deputado federal

Caso

A reunião de emergência foi convocada pela Executiva Nacional após dois incêndios ocorridos nas residências da família do presidente eleito do União Brasil, o advogado Antônio Rueda, na noite de segunda-feira (12), no litoral de Pernambuco.

Segundo o secretário de Defesa Social do estado, Alessandro Carvalho, há indícios de que os incêndios foram criminosos. Os laudos da perícia devem ser divulgados na próxima semana, e uma possível participação de Bivar não está descartada.

Em entrevista coletiva na terça-feira (12), Bivar negou qualquer envolvimento. Há uma corrente dentro do próprio União Brasil que defende não só o afastamento imediato do dirigente do comando do partido, como sua cassação na Câmara dos Deputados.

O procedimento interno contra Bivar no União Brasil deve respeitar um prazo máximo de 60 dias para sua conclusão. O parecer do relator sobre o caso será submetido à Executiva.

“O Luciano está, de forma desesperada, atacando a mim e à minha família. É uma forma desesperada e covarde de atacar minha família. Ele ameaçou familiares, ameaçou a mim”, acusa Rueda.

A reunião teve a participação de cerca de 40 parlamentares, entre deputados e senadores, tanto de forma presencial quanto remota. Também estiveram presentes os ministros Juscelino Filho (Comunicações) e Celso Sabino (Turismo), além de governadores do partido, como Ronaldo Caiado (Goiás) e Mauro Mendes (Mato Grosso).

Em mensagem publicada no X (antigo Twitter), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, atacou Bivar e exigiu punição severa. O político costura apoio da legenda para ser candidato à Presidência da República em 2026.

“O incêndio na casa do advogado Antônio Rueda foi um atentado contra o partido, um crime político. Luciano Bivar agiu como um desqualificado ao fazer ameaças à família e ao novo presidente do partido”, escreveu Caiado. “O União Brasil fará uma representação junto ao TSE para que esse crime seja investigado. Nós também vamos pedir a cassação do mandato de Luciano Bivar.”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7