Brasília Amapá |
Manaus

Site da “companheira” de Durango, RealTime1 usa Inteligência Artificial e esconde quem é seu analista eleitoral

Compartilhe
da "companheira" de Durango, RealTime1 usa Inteligência Artificial e esconde quem é seu "analista eleitoral"

Amazonas – Após um período prolongado de omissão em divulgar quem é o analista responsável por suas análises controversas, o RealTime1 emite agora um pedido de desculpas, declarando que não há um analista humano envolvido, mas sim o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). No entanto, o portal não oferece detalhes sobre o método utilizado em suas análises, levantando questionamentos sobre a transparência e a confiabilidade de seus resultados.

Em uma postagem datada de 8 de fevereiro, o Portal RealTime1 anunciou esta “inovação”, apresentando-a como uma espécie de garantia para todas as pesquisas futuras. No entanto, é revelado em seu próprio texto que anteriormente as análises eram realizadas pelos jornalistas do portal. Surge então a indagação: quais são as qualificações desses jornalistas para tal função? Nem todos possuem conhecimento técnico em estatística para uma avaliação precisa de estudos científicos.

O RealTime1 opta por não revelar a identidade de seu analista, levantando dúvidas sobre quem possui as habilidades necessárias para realizar essas avaliações. Não está claro se os jornalistas designados para essa tarefa têm a expertise exigida, já que nem todos têm domínio das técnicas estatísticas necessárias para avaliar estudos científicos de maneira adequada. Isso sugere uma possível tentativa de ocultar a identidade de um suposto analista fictício, provavelmente alguém com conhecimento no campo científico para avaliar seus concorrentes.

O mais grave dentro deste cenário, é atribuir notas aos estudos publicados, constrangendo os profissionais que trabalham em seu corpo técnico e os colegas que realizaram o estudo cientifico, sabendo que existem órgãos de controle como o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério Público Eleitoral (MPE) e Associação Brasileira de Empresa de Pesquisas (Abep).

Ademais, é válido questionar por que o RealTime1 nunca contestou os estudos realizados pelo Instituto Perspectiva, especialmente considerando a controvérsia em torno da transparência e imparcialidade dessas pesquisas. Enquanto isso, o portal permaneceu em silêncio sobre o comportamento polêmico do empresário Durango, que lidera o Instituto, inclusive quando este insultou publicamente um de seus próprios funcionários.

A situação se tornou ainda mais tensa após a Pontual Pesquisas entrar na justiça para que o RealTime1 revelasse o suposto analista por trás das análises Fakes contra as empresas que concorrem com a empresa Perspectiva, de Durango Duarte.

A relação entre a dona do site RealTime1 e Durango é antiga. Segundo a jornalista, eles se conhecem desde 1985. Ambos compartilharam momentos da juventude enquanto estudaram na Universidade do Amazonas, hoje UFAM. Liliane Maia, ainda enquanto era caloura de jornalismo, descrevia-se como uma “burguesinha da universidade”. Ela também descreve Durango Duarte, que integrava a militância do PCdoB, como um jovem invejável e que despertava “ciumeira”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7