Brasília Amapá |
Manaus

Revoltado com as queimadas conselheiro Josué Neto crítica presidente do Ipaam que quer destruir Tarumã

Compartilhe

Manaus – O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) Josué Neto usou suas redes sociais na tarde desta quinta-feira (28), para criticar o presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente sobre uma possivel instalação de uma lixeira aterro a poucos metros do rio Tarumã e disse;

“Nunca o amazonense sentiu tanta falta do período chuvoso como tá sentindo hoje! o capitalismo selvagem tem que tornar o ambientalista selvagem,URGENTE” disse em tom de advertência

Em outra parte da postagem o conselheiro retruca e diz “É o fim do mundo! Quem deveria proteger a natureza, está matando a mesma” disse josue expressando sua indignação.

veja a publicação na íntegra;

Em outro momento o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), suspendeu as licenças concedidas ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para a construção e operação de um aterro sanitário na área de floresta do Tarumã, em Manaus. A decisão foi proferida no dia 28 de agosto de 2023 pelo conselheiro Mário de Mello.

Essa obra foi autorizada para o km 13 da BR-174, próximo ao igarapé do Leão e ao rio Tarumã-Açu.

De acordo o conselheiro Mário de Mello, as licenças contrariam o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o uso de áreas de preservação ambiental para a criação de lixeiras.

Para o conselheiro, “a construção do aterro sanitário em uma área de preservação permanente, como foi autorizado pelo Ipaam, pode representar um perigo iminente de dano ao meio ambiente”.

Conforme o relatório de Mello, a lei manda fazer justamente o contrário, que é acabar com lixões e outros depósitos de resíduos similares, que poluem o solo, a água e o ar.

Dessa forma, esse aterro no Tarumã, em uma área de preservação permanente, causou preocupação e muita polêmica.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7