Brasília Amapá |
Manaus

Retorno do julgamento que pode cassar mandato de Silas Câmara ocorre no final de Janeiro

Compartilhe
Retorno do julgamento que pode cassar mandato de Silas Câmara ocorre no final de Janeiro

Amazonas – O julgamento que pode cassar o mandato do deputado federal Silas Câmara no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) deve ocorrer no dia 22 de janeiro, data em que está programada a primeira sessão do TRE-AM em 2024.

O processo foi suspenso em dezembro de 2023, quando o juiz Marcelo Manuel da Costa Vieira solicitou vistas do caso, interrompendo uma votação já majoritariamente favorável à cassação do mandato do parlamentar.

A Corte, que havia formado maioria pela cassação e anulação dos votos, volta a analisar os processos na penúltima semana de janeiro, e o julgamento de Silas Câmara foi agendado para a terceira sessão do ano. O deputado enfrenta acusações de irregularidades nos gastos relacionados ao fretamento de aeronaves no Amazonas, incluindo voos nos quais sua presença não foi confirmada, caracterizando possível mau uso do fundo eleitoral.

O juiz Pedro de Araújo Ribeiro, que votou pela cassação, destacou a gravidade das irregularidades nos gastos com o fretamento de aeronaves, argumentando que isso proporcionou acesso a municípios e eleitores inalcançáveis para a maioria dos candidatos ao pleito proporcional.

A corregedora Carla Reis e os juízes Marcelo Pires, Soares e Fabrício Frota Marques já acompanharam esse entendimento. Agora, a expectativa se volta para os votos de Marcelo Manuel de Costa Vieira e Victor Liuzzi Gomes, que serão decisivos para determinar o desfecho deste julgamento que pode resultar na perda de mandato do deputado Silas Câmara.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7