Prefeito de Barcelos gasta R$ 2,3 milhões dos cofres públicos com empresa de Manacapuru
Amazonas – Uma decisão controversa do prefeito Edson Mendes está gerando polêmica em Barcelos. A homologação do Pregão Presencial nº 028/2023, publicada na quinta-feira (4) no Diário Oficial da União (DOU), revela que a Prefeitura gastará R$ 2,3 milhões em gêneros alimentícios provenientes de uma loja suspeita localizada em Manacapuru.
A empresa beneficiada com o contrato milionário é a R M N Alves LTDA, de CNPJ nº 20.352.115/0001-52. Segundo informações disponíveis no site da transparência da Receita Federal, a empresa está situada em Manacapuru, a aproximadamente 364 km em linha reta de Barcelos. Além disso, é de propriedade do empresário Raimundo Mikael Napoleao Alves.
A escolha de uma empresa fora da localidade para fornecer gêneros alimentícios à Prefeitura de Barcelos levanta suspeitas e questionamentos sobre a transparência do processo licitatório. A distância entre os municípios também gera dúvidas quanto à logística e eficiência na entrega dos produtos.
Outro ponto de destaque é que o prefeito Edson Mendes optou por não publicar a homologação no diário da Associação Amazonense de Municípios (AAM), prática comum em situações similares. A divulgação no DOU, um documento menos usual para publicidade de licitações, intensifica as indagações sobre a escolha da empresa fornecedora.