Brasília Amapá |
Manaus

Plínio Valério quer reduzir tempo de ministros do STF no poder: ‘mandato de apenas 8 anos’; veja vídeo

Compartilhe
Plínio Valério quer reduzir tempo de ministros do STF no poder: ‘mandato de apenas 8 anos’; veja vídeo

Amazonas – Senador pelo PSDB do Amazonas, Plínio Valério defende a aprovação de uma proposta de emenda constitucional, já em tramitação na Casa, que acaba com o cargo vitalício para ministro do STF.

A proposta defendida pelo filiado ao PSDB estabelece mandato de oito anos para os ministros do Supremo. Para ele, o mandato vitalício com aposentadoria compulsória aos 75 anos — conforme a regra atual — confere poder excessivo a esses ministros. Veja vídeo:

“É oito anos de mandato para que eles não se sintam semideuses como alguns se sentem. Para que tenham que decidir sabendo que são mortais”, diz o tucano.

A mudança nas estratégias contra o STF atingem frontalmente o governo do presidente Lula, que indicaria os sucessores de ministros do STF, caso houvesse impeachment de algum de seus membros, e obviamente isso não é de interesse da oposição.

Plínio Valério foi um dos principais defensores de impeachment de ministros do STF, assinando inclusive o impeachment do ministro Luís Roberto Barroso e se tornou um dos protagonistas na defesa de pautas conservadoras.

Outras iniciativas

O ex-chefe da Abin, o deputado Alexandre Ramagem (PL) colhe assinaturas para a “frente parlamentar de Reforma do Judiciário”. O objetivo é diverso. Vai desde a alteração na forma como ministros são escolhidos até a definição de que tipo de matéria compete ao STF julgar.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7