Brasília Amapá |
Manaus

PF intima Ramagem a depor sobre monitoramento ilegal contra ministros do STF

Compartilhe
PF intima Ramagem a depor sobre monitoramento ilegal contra ministros do STF

Brasil – A PF (Polícia Federal) intimou o ex-diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e atual deputado Alexandre Ramagem (PL) a esclarecer nesta quinta- feira (25/1) sobre uma suposta espionagem ilegal feita enquanto esteve à frente do órgão durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). Ramagem não confirmou que dará depoimento até a publicação deste post, às 9h15. Ele foi alvo da operação Vigilância Aproximada deflagrada nesta 5ª feira. Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

Polícia Federal deflagrou uma operação que abalou as estruturas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). As investigações buscam esclarecer se a agência estatal foi utilizada para realizar monitoramento ilegal, revelando uma trama envolvendo políticos, governadores e até mesmo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Entre as autoridades que teriam sido alvo do monitoramento ilegal, destacam-se os ministros do STF, Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o atual ministro da Educação, Camilo Santana, que anteriormente ocupou o cargo de governador do Ceará.

Uma figura central nas investigações é o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), que foi diretor-geral da Abin no período de julho de 2019 a março de 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro. As suspeitas recaem sobre a realização de supostas investigações sem autorização judicial durante sua gestão.

O escândalo expõe uma possível infiltração de uma organização criminosa na estrutura da Abin, lançando luz sobre práticas que comprometem a privacidade e a legalidade dos procedimentos de inteligência no país. O uso de um software espião teria sido a ferramenta clandestina para o monitoramento das autoridades, infringindo normas éticas e legais.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7