Partidos Políticos no Amazonas se articulam para garantir maior tempo de TV nas eleições
Por Gomes em 30 de janeiro de 2024 às 16:40
Amazonas – Os bastidores da política no Amazonas estão agitados, conforme os partidos se movimentam para garantir o precioso tempo de televisão durante as próximas eleições. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), pode se beneficiar significativamente dos apoios consolidados pelo governador Wilson Lima (União), com a mega federação União Brasil, Progressistas e Republicanos, resultando em um tempo de TV que pode ser mais que o dobro do prefeito David Almeida (Avante).
Cada partido tem um tempo específico de TV, sendo 90% desse tempo proporcional ao número de deputados federais eleitos na última eleição, enquanto os 10% restantes são divididos igualmente entre todos os partidos que atenderam aos requisitos constitucionais. A união das três grandes siglas política, se concretizada, formaria a maior bancada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, somando 151 deputados e 17 senadores.
No caso da possível coligação, ao qual Roberto Cidade é cotado como pré-candidato, a distribuição do tempo de TV ficaria o seguinte:
- União Brasil (União): 4 minutos, 36 segundos e 6 décimos
- Progressistas (PP): 3 minutos, 43 segundos e 5 décimos
- Republicanos: 3 minutos, 12 segundos e 6 décimos
- Podemos: 1 minuto, 35 segundos e 3 décimos
- Partido Socialista Brasileiro (PSB): 1 minuto, 17 segundos e 6 décimos
- Partido Renovação Democrática (PRD): 37 segundos e 9 décimos
Somando esses tempos, a coligação de Roberto Cidade teria direito a 15 minutos, três segundos e seis décimos, o que resultaria em inserções de 30 segundos por dia. Este é o mesmo grupo que reelegeu Wilson Lima em 2022, com a adição do PSB, agora que Serafim Corrêa integra o gabinete do governador.
Um estudo com o levantamento das inserções de tempo do atual cenário foi compilado pelo jornalista Augusto Costa. Segundo o levantamento, o prefeito David Almeida, conforme simulações do site, contaria com o apoio do MDB de Eduardo Braga, do PSD de Omar Aziz, do próprio Avante e do Solidariedade de Ricardo Nicolau, totalizando 8 minutos, 16 segundos e 3 décimos, equivalente a inserções de 16 segundos por dia. Confira o demonstrativo:
Com auxílio de informações do Portal O Poder