Brasília Amapá |
Manaus

Partidos Políticos no Amazonas se articulam para garantir maior tempo de TV nas eleições

Compartilhe
Partidos Políticos no Amazonas se articulam para garantir maior tempo de TV nas eleições

Amazonas – Os bastidores da política no Amazonas estão agitados, conforme os partidos se movimentam para garantir o precioso tempo de televisão durante as próximas eleições. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (União), pode se beneficiar significativamente dos apoios consolidados pelo governador Wilson Lima (União), com a mega federação União Brasil, Progressistas e Republicanos, resultando em um tempo de TV que pode ser mais que o dobro do prefeito David Almeida (Avante).

Cada partido tem um tempo específico de TV, sendo 90% desse tempo proporcional ao número de deputados federais eleitos na última eleição, enquanto os 10% restantes são divididos igualmente entre todos os partidos que atenderam aos requisitos constitucionais. A união das três grandes siglas política, se concretizada, formaria a maior bancada tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado, somando 151 deputados e 17 senadores.

No caso da possível coligação, ao qual Roberto Cidade é cotado como pré-candidato, a distribuição do tempo de TV ficaria o seguinte:

  • União Brasil (União): 4 minutos, 36 segundos e 6 décimos
  • Progressistas (PP): 3 minutos, 43 segundos e 5 décimos
  • Republicanos: 3 minutos, 12 segundos e 6 décimos
  • Podemos: 1 minuto, 35 segundos e 3 décimos
  • Partido Socialista Brasileiro (PSB): 1 minuto, 17 segundos e 6 décimos
  • Partido Renovação Democrática (PRD): 37 segundos e 9 décimos

Somando esses tempos, a coligação de Roberto Cidade teria direito a 15 minutos, três segundos e seis décimos, o que resultaria em inserções de 30 segundos por dia. Este é o mesmo grupo que reelegeu Wilson Lima em 2022, com a adição do PSB, agora que Serafim Corrêa integra o gabinete do governador.

Um estudo com o levantamento das inserções de tempo do atual cenário foi compilado pelo jornalista Augusto Costa. Segundo o levantamento, o prefeito David Almeida, conforme simulações do site, contaria com o apoio do MDB de Eduardo Braga, do PSD de Omar Aziz, do próprio Avante e do Solidariedade de Ricardo Nicolau, totalizando 8 minutos, 16 segundos e 3 décimos, equivalente a inserções de 16 segundos por dia. Confira o demonstrativo: 

Com auxílio de informações do Portal O Poder 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7