Brasília Amapá |
Manaus

Pablo Marçal é alvo de operação da PF acusado de crimes eleitorais

Compartilhe
Pablo Marçal é alvo de operação da PF acusado de crimes eleitorais

Brasil – A PF (Polícia Federal) realiza nesta quarta-feira (5) uma operação que apura supostos crimes realizados durante as eleições de 2022. Um dos alvos da operação é Pablo Marçal (Pros), que teve a candidatura para deputado indeferida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A operação Ciclo Fechado apura suposta falsidade ideológica eleitoral, apropriação indébita eleitoral e lavagem de capitais, ocorridas no curso das eleições de 2022.

Segundo a corporação, Marçal e seu sócio fizeram doações milionárias às campanhas. A maior parte dos valores foi enviada às empresas das quais são sócios.

Ao todo, foram cumpridos 7 mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas empresas nas cidades de Barueri e Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo.

O empresário concorreu à vaga para deputado federal sob judice –ou seja, com recurso pendente de análise pela Justiça Eleitoral– depois de ter a candidatura para deputado federal indeferida pelo TRE-SP, em setembro. Antes, já havia sido barrado como candidato à Presidência da República pelo TSE.

Em outubro do mesmo ano, o TRE-SP revisou a decisão depois de a defesa recorrer e apresentar os documentos pendentes e decretou a regularidade do registro de candidatura. No entanto, em 30 de outubro, o ministro Ricardo Lewandowski anulou a decisão que aprovava a candidatura de Marçal.

Pablo Marçal recebeu 243.037 votos e foi o 11º candidato mais votado no Estado de São Paulo. Depois da retotalização dos votos, a vaga de Marçal na Câmara dos Deputados ficou com Paulo Teixeira, hoje ministro Desenvolvimento Agrário, que teve 122.800 votos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7