Brasília Amapá |
Manaus

Núcleo de Bolsonaro acionará OEA contra Moraes, enquanto ex-presidente enfrenta dívidas de processos

Compartilhe
Núcleo de Bolsonaro acionará OEA contra Moraes, enquanto ex-presidente enfrenta dívidas de processos

Brasil – O núcleo do ex-presidente Jair Bolsonaro está se movimentando para ingressar com uma representação na Organização dos Estados Americanos (OEA) contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Paralelamente, Bolsonaro enfrenta dívidas e processos judiciais, o que levou seus apoiadores a lançar uma campanha de doações para ajudar a pagar as multas acumuladas. O colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, divulgou a informação.

Segundo o jornalista, o texto da representação ainda está em fase de elaboração, mas já acumula centenas de páginas. No documento, a denúncia será baseada não em um ato específico do ministro, mas em um conjunto de fatores que serão utilizados para reforçar a tese.

Representação na OEA

Ainda conforme as informações, o núcleo do ex-presidente Bolsonaro planeja apresentar uma representação na OEA contra o ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de suposta perseguição ao ex-chefe do Executivo. O texto da representação está sendo elaborado e espera-se que seja assinado por dezenas de parlamentares apoiadores de Bolsonaro antes de ser protocolado. O objetivo é levar as críticas à atuação de Moraes no Tribunal Superior Eleitoral e no STF para o âmbito internacional.

Atualmente, a OEA reúne os 35 estados independentes das Américas e constitui o principal fórum governamental político, jurídico e social da região. Além disso, a organização concedeu o status de observador permanente a 70 estados e à União Europeia (EU).

Dívidas e processos de Bolsonaro

Os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Bruno Engler (PL-MG) divulgaram a chave pix do ex-presidente nas redes sociais, e pediram doações, na última sexta-feira (23), para ajudar Bolsonaro a arcar com os débitos. Bolsonaro enfrenta uma série de multas e dívidas, o que motivou seus apoiadores a iniciarem uma campanha de doações. O ex-presidente também enfrenta multas que somam cerca de R$ 377 mil por desrespeitar o uso de máscaras em um evento. A situação se agravou quando ele não foi reeleito e acabou perdendo os rendimentos na casa dos R$ 86 mil, . Além disso, ele possui outras multas, como por ataque a jornalistas e associação sem provas de um senador ao crime de pedofilia.

Além das multas, Bolsonaro enfrenta processos nas esferas eleitoral e criminal. Uma dessas ações está em julgamento pelo Tribunal Superior Eleitoral e pode resultar em sua inelegibilidade por oito anos. O ex-presidente está sendo processado pela suposta disseminação de falsas notícias sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7