Brasília Amapá |
Manaus

Nair Blair, envolvida na cassação de José Melo, é candidata a governadora pelo partido Agir

Compartilhe
Nair Blair, envolvida na cassação de José Melo, é candidata a governadora pelo partido Agir

Manaus – O partido Agir (antigo PTC) realizou no domingo (24) sua convenção para as eleições 2022 no Amazonas. A sigla revelou que chapa será composta apenas por filiados do partidos. No evento, empresária Nair Blair foi confirmada a candidata a governadora. Rita de Cássia Bezerra Nobre, odontóloga, concorre à vice-governadora.

Para o Senado Federal o candidato é Peter Júnior Miranda, presidente estadual do Agir. O partido terá 25 candidatos à Assembleia do Amazonas e 9 concorrentes à Câmara Federal.

Episódio com José Melo

A candidata a governadora do Agir é personagem envolvida na cassação do ex-governdor José Melo e de seu vice, Henrique Oliveira, em 2017.

De acordo com a denúncia que levou à cassação, Nair Blair estava em um comitê de campanha no dia 24 de outubro de 2014, dois dias antes do segundo turno das eleições, onde foram encontrados documentos que comprovavam compra de votos em favor do candidato à reeleição.

A coligação liderada pelo então candidato Eduardo Braga (MDB) acusou o governador de contratar, sem licitação, entre outras irregularidades, a empresa Agência Nacional de Segurança e Defesa (ANS&D), de Nair Queiroz Blair, para receber dinheiro que seria usado na compra de votos para beneficiar a reeleição de José Melo ao cargo. A empresa teria sido contratada para prestar segurança em Manaus às seleções de futebol durante a Copa do Mundo, quando o evento já estava na metade.

A distribuição por Nair Blair de dinheiro a eleitores, segundo a denúncia, ocorrida em sala reservada do comitê de campanha José Melo, serviu para a compra de cestas básicas, ajuda de custo para formandos e viagens, confecção de túmulo, entre outros auxílios.

Diante disso, a Coligação afirmou que o governador teria praticado duas ilegalidades: conduta vedada a agente público, por articular suposto esquema para destinar dinheiro à ANS&D, e compra de votos.

José Melo e o então vice-governador Henrique Oliveira foram cassados, acusados de participar de um esquema de compra de votos e de uso irregular da Polícia Militar na campanha eleitoral de 2014.

Atualmente

Com a homologação da candidatura do Agir, dois dos envolvidos no episódio e investigados concorrem ao cargo de governador do Estado em 2022: Nair Blair (Agir) e Henrique Oliveira (Podemos).

O ex-governador José Melo (Pros) também será candidato em 2 de outubro. Mais modesto, concorre a uma das 24 vagas para a Assembleia Legislativa do Amazonas.

Em 2018 Nair Blair foi candidata a deputada distrital (Assembleia do Distrito Federal) e obteve 150 votos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7