Brasília Amapá |
Manaus

MPF fortalece seu time na defesa da Amazônia Legal: 35 novos procuradores são nomeados

Compartilhe
MPF fortalece seu time na defesa da Amazônia Legal: 35 novos procuradores são nomeados

Brasil – O Ministério Público Federal (MPF) deu um importante passo na luta pela proteção do meio ambiente e dos direitos humanos na região da Amazônia Legal com a nomeação de 35 novos procuradores e procuradoras da República. As nomeações, provenientes do 30º concurso, foram oficializadas nesta sexta-feira (28) e publicadas no Diário Oficial da União (DOU) por meio da Portaria PGR/MPF 576/2023, assinada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

A medida também cumpre o propósito de ampliar a atuação do MPF em áreas historicamente defasadas, garantindo uma maior presença na defesa dos interesses da região amazônica e das comunidades indígenas e tradicionais que a habitam. Das 35 lotações, 33 foram destinadas à Região Norte, uma à Região Centro-Oeste e outra à Região Nordeste.

A cerimônia de posse dos novos procuradores da República está marcada para a próxima segunda-feira (31), às 17h, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Na mesma ocasião, 15 membros do Ministério Público do Trabalho (MPT) também serão empossados. O evento será transmitido ao público pelo Canal MPF no YouTube, possibilitando que a sociedade acompanhe o reforço das forças que atuarão em prol da justiça na região amazônica.

A Amazônia Legal é uma das regiões mais sensíveis e estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país, abrigando uma rica biodiversidade e comunidades tradicionais que dependem diretamente da floresta para sua sobrevivência e cultura. Nesse contexto, a atuação do Ministério Público Federal desempenha um papel crucial na proteção do meio ambiente e na promoção dos direitos humanos na região.

A iniciativa de designar a maior parte das lotações para a Região Norte ressalta o compromisso do MPF em combater o desmatamento, a grilagem de terras, o garimpo ilegal e outras atividades ilegais que ameaçam a preservação da floresta e o bem-estar das comunidades que nela habitam.

Com a posse dos novos procuradores, o MPF reforça sua missão de assegurar que a Amazônia Legal continue sendo um patrimônio do país e do mundo, protegendo-a para as gerações presentes e futuras. A nomeação desses profissionais dedicados fortalece o compromisso de buscar justiça, igualdade e sustentabilidade em uma das regiões mais importantes e desafiadoras do Brasil.

Acompanhe a cerimônia de posse dos novos procuradores da República na Amazônia Legal e do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Canal MPF no YouTube, nesta segunda-feira (31), às 17h.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7