Brasília Amapá |
Manaus

Ministro de Minas e Energia cria gabinete para acompanhar volta da energia após Apagão Nacional

Compartilhe
Ministro de Minas e Energia cria gabinete para acompanhar volta da energia após Apagão Nacional

Brasil – Um apagão de proporções significativas atingiu diversas regiões do Brasil, interrompendo abruptamente o fornecimento de energia elétrica e provocando uma série de impactos em estados do Norte, Nordeste e partes do Sudeste. A falha, que se originou de uma ocorrência na rede do sistema interligado nacional, deixou cerca de 16 mil megawatts (MW) de carga indisponíveis, gerando preocupações generalizadas sobre a estabilidade do setor elétrico no país.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) relatou que o apagão foi desencadeado por uma abertura indevida na interligação Norte-Sudeste, ocorrida às 8h31. As causas precisas dessa ocorrência ainda estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, enquanto equipes técnicas trabalham incansavelmente para determinar os fatores subjacentes que levaram a essa perturbação de grande escala.

Em resposta imediata à crise, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tomou medidas decisivas para enfrentar a situação. Uma sala de situação foi criada para coordenar as ações de retomada e recuperação do fornecimento de energia. O Ministro está pessoalmente acompanhando todo o processo de restauração e também instruiu a realização de uma investigação minuciosa para identificar as causas precisas do incidente.

Em comunicado oficial, o Ministério de Minas e Energia (MME) esclareceu que a interrupção afetou estados do Norte e Nordeste do Brasil, assim como partes do Sudeste, causando uma perda de 16 mil MW de carga. As equipes de reparo já estão em ação, e até as 9h16, 6 mil MW haviam sido recompostos, um sinal encorajador do progresso realizado até o momento.

Às 9h16, segundo o ONS, 6 mil MW haviam sido recompostos.

“O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente”, informou o Ministério de Minas e Energia, também em nota.

A prioridade da equipe do MME é restaurar totalmente a carga de energia e normalizar a situação o mais rápido possível, garantindo a segurança e confiabilidade do sistema elétrico. O Ministro Alexandre Silveira reiterou seu compromisso com a transparência e ação eficaz durante esse desafio, assegurando que todos os recursos necessários estão sendo empregados para evitar interrupções futuras e garantir um fornecimento de energia estável para todo o país.

A nação observa atentamente os desdobramentos dessa crise energética, enquanto o governo federal se mobiliza para superar obstáculos e garantir um futuro mais seguro e resiliente para o sistema elétrico brasileiro.

Confira nota na íntegra:

NOTA MME

O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8). Estados do Sudeste também foram afetados.

A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.

A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível.

O ministro Alexandre Silveira já determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como determinou a apuração das causas do incidente.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7