Brasília Amapá |
Manaus

Mauro Cid diz à CPMI do 8 de Janeiro que ficará em silêncio; veja vídeo

Compartilhe
Mauro Cid diz à CPMI do 8 de Janeiro que ficará em silêncio; veja vídeo

Brasil – O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro o tenente-coronel Mauro Cid afirmou nesta terça-feira (11) à CPMI dos atos de 8 de janeiro que ficará em silêncio durante toda a sessão de hoje do colegiado.

Ele foi beneficiado por um habeas corpus concedido pela ministra do STF Cármen Lúcia. Na decisão, a magistrada autorizou o militar a não produzir provas contra si. Veja vídeo:

Em sua justificativa apresentada aos membros da CPMI, o tenente-coronel argumentou que não poderia ser pronunciar ao colegiado, sob pena de prejudicar as investigações que já tramitam contra ele no STF. Ele é alvo de oito investigações.

“As investigações que recaem sobre minha pessoa vão além dos atos que envolvem os tristes episódios do 8 de Janeiro”, disse, durante sua fala inicial. “Por esse motivo, inclusive, diversos outros questionamentos que poderiam ser feitos para além desse contexto fático também não podem.”

O militar decidiu depor fardado perante senadores e deputados — algo que se tornou incomum em CPIs e CPMIs, mas que busca passar a mensagem de que anda faz parte das Forças Armadas.

Na decisão que beneficiou Mauro Cid, Cármen Lúcia declarou que “comparecimento para prestar esclarecimentos à Comissão Parlamentar de Inquérito não representa mera liberalidade do convocado, mas obrigação imposta a todo cidadão.”

Ela ainda acrescentou: “Garanto o direito de [Mauro Cid] não ser obrigado a produzir prova contra si, podendo manter-se em silêncio e não ser obrigado a responder a perguntas que possam incriminá-lo, sendo-lhe vedado faltar com a verdade quanto aos demais questionamentos não inseridos nem contidos nesta cláusula.”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7