Brasília Amapá |
Manaus

Lula se reúne no Planalto com secretário do Partido Comunista da China; veja vídeo

Compartilhe
Lula se reúne no Planalto com secretário do Partido Comunista da China; veja vídeo

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), recebeu nesta sexta-feira (22/9) o dirigente Li Xin, representante do Partido Comunista da China, em uma reunião oficial no Palácio do Planalto. O encontro teve como um de seus principais destaques o convite estendido por Lula ao presidente chinês, Xi Jinping, para visitar o Brasil em 2024.

Veja vídeo:

Durante o encontro, Lula e Li Xin discutiram diversos tópicos de interesse mútuo, com ênfase na estreita relação entre Brasil e China. Em suas redes sociais, o presidente petista compartilhou detalhes do encontro, afirmando que as conversas abordaram temas como parcerias em infraestrutura, geração de energia e investimentos industriais. Lula também mencionou a presença do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqia, na reunião.

A aproximação entre o Brasil e a China ganhou ainda mais destaque após a assinatura de um acordo, na última quarta-feira (20), entre membros do PT e do Partido Comunista da China. O acordo tem como objetivo “reforçar a coordenação diante das questões regionais e internacionais” e visa fortalecer os laços entre as duas nações.

Entretanto, a crescente aproximação entre os dois países tem gerado críticas e debates acalorados, especialmente devido ao regime autoritário imposto pelo presidente chinês, Xi Jinping. Jinping, que está há mais de uma década no cargo de presidente chinês, enfrenta acusações de violações dos direitos humanos e restrições à liberdade de expressão e acesso à internet em seu país. Além disso, há preocupações com a censura da mídia local e a suposta manipulação de informações.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7