Brasília Amapá |
Manaus

Justiça dos EUA arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos

Compartilhe
Justiça dos EUA arquiva pedido de extradição de Allan dos Santos

Brasil – Nesta quinta-feira (7), durante seu pronunciamento no Plenário, o senador Jorge Seif (PL-SC) anunciou uma notícia que gerou repercussão: a Justiça dos Estados Unidos arquivou o pedido de prisão e extradição do jornalista Allan dos Santos, enviado pela Justiça brasileira. Allan dos Santos, residente nos Estados Unidos desde 2020 e com prisão preventiva decretada no Brasil, é perseguido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos chamados inquéritos ‘das fake news’ e dos ‘atos antidemocráticos de 8 de janeiro’. O senador comemorou a decisão da Justiça americana, destacando que ela não considerou os atos de Allan como crimes, mas sim como exercício de opinião.

“O Supremo Tribunal Federal da República Federativa do Brasil pediu a extradição de um jornalista por crime de opinião e, que eu saiba, não existe crime de opinião na nossa Constituição”, argumentou Seif.

Além disso, o senador criticou ações que, segundo ele, afetam a liberdade de imprensa no Brasil. Ele mencionou o fechamento do canal do YouTube Terça Livre e o pedido de cancelamento da concessão da Rádio Jovem Pan feito pelo Ministério Público Federal e defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU). Seif alertou que “a perseguição” a jornalistas e veículos de comunicação coloca em risco a democracia do país.

“Num país em que o Estado ou qualquer de seus órgãos revoga a liberdade de imprensa com o fechamento de veículos de comunicação, parece-me, espero estar enganado, que nós não estamos mais numa democracia plena. E o jornalista brasileiro nunca enfrentou algo como a situação atual, caracterizada por um jornalismo feito com medo de expressar suas opiniões”, concluiu o senador.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7