Brasília Amapá |
Manaus

Juiz Federal pede reabertura do Inquérito sobre a morte de Eduardo Campos

Compartilhe
Juiz Federal pede reabertura do Inquérito sobre a morte de Eduardo Campos

Brasil – O caso envolvendo a misteriosa morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em um acidente de avião ocorrido em Santos, no litoral de São Paulo, ganhou um novo capítulo. O juiz federal Roberto Lemos dos Santos Filho, da 5ª Vara Federal Criminal de Santos, decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral da República (PGR) o pedido do advogado Antônio Campos, irmão de Eduardo Campos, para a reabertura do inquérito.

Em um despacho publicado nesta quinta-feira (16), o juiz Roberto Lemos destacou a singularidade do caso e justificou o encaminhamento à PGR como uma medida para “assegurar a revisão da investigação e assentar o acerto da conclusão alcançada”. A conclusão a que se refere é a negativa do Ministério Público Federal em reabrir o caso, mesmo diante dos “fatos novos” apresentados por Antônio Campos à Justiça.

O inquérito sobre a morte de Eduardo Campos foi arquivado em 2019, sem uma conclusão definitiva sobre a causa da queda da aeronave que vitimou o político. O acidente ocorreu em 13 de agosto de 2014, quando Campos era candidato à Presidência da República. A aeronave, um modelo 560XL da fabricante Cessna Aircraft, caiu em uma região residencial de Santos durante uma agenda de campanha do político.

Antônio Campos, baseando-se em um parecer técnico de 246 laudas, solicitou a reabertura do caso em julho deste ano, alegando “indícios de assassinato” e apresentando um roteiro para chegar aos “possíveis responsáveis” pelo que chama de “acidente provocado”. No entanto, o Ministério Público Federal em Santos optou por não reabrir o inquérito.

Diante da recusa do MPF, Antônio Campos contestou o parecer e reiterou os “fatos novos” perante a 5ª Vara Federal de Santos. Agora, cabe à Procuradoria-Geral da República decidir se mantém ou não o posicionamento de não reabrir a investigação.

Em paralelo ao pedido judicial, Antônio Campos busca uma audiência com o Ministério da Justiça para tratar do caso. O advogado afirma que continuará insistindo na reabertura do inquérito “enquanto ele não for elucidado”, destacando o comprometimento com a busca pela verdade sobre a morte de seu irmão, Eduardo Campos. O desenrolar desse processo promete manter a atenção da opinião pública e reacender o debate sobre os eventos que cercaram a trágica queda da aeronave em 2014.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7