Brasília Amapá |
Manaus

Javier Milei manda carta a Lula dizendo que a Argentina não vai entrar no Brics; veja na íntegra

Compartilhe
Javier Milei manda carta a Lula dizendo que a Argentina não vai entrar no Brics; veja na íntegra

Mundo – O líder argentino Javier Milei surpreendeu a comunidade internacional ao anunciar oficialmente a desistência da Argentina em se juntar ao grupo Brics, por meio de uma carta enviada ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão, que já havia sido antecipada por Milei durante sua campanha eleitoral em agosto de 2023, destaca as divergências ideológicas do líder libertário com os princípios do bloco.

A inclusão da Argentina no Brics foi formalizada durante a cúpula realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 24 de agosto de 2023. Além da nação sul-americana, outras cinco entradas foram confirmadas: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos, expandindo significativamente a influência do bloco.

Entretanto, Milei, conhecido por suas posições libertárias e seu alinhamento político com os Estados Unidos e Israel, manifestou sua discordância durante a campanha eleitoral, afirmando categoricamente que não se alinharia “com comunistas”. Sua carta a Lula reitera essa postura, ressaltando a divergência de visões políticas entre seu governo e as decisões tomadas pela administração anterior, liderada por Alberto Fernández.

Na carta, Milei expressa que, sob sua gestão, algumas políticas externas serão revistas, incluindo a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país no Brics, conforme proposto pelo ex-presidente Fernández. O líder argentino destaca que, nesta fase, a adesão plena da Argentina ao Brics a partir de janeiro de 2024 não é considerada adequada.

Apesar da decisão de não se juntar ao bloco econômico, Milei enfatiza o compromisso de seu governo em fortalecer os laços bilaterais com o Brasil e outros países, focando especialmente no aumento dos fluxos comerciais e de investimentos. A carta encerra com a expressão de aguardo por um encontro com o presidente Lula.

Leia na íntegra:

“Senhor presidente:

“Tenho o prazer de me dirigir ao senhor a respeito do convite à República Argentina para aderir ao grupo Brics decidido na Cúpula de Joanesburgo em agosto passado.

“Como sabe, a marca da política externa do governo que presido há alguns dias difere em muitos aspectos da do governo anterior. Nesse sentido, algumas decisões tomadas pela gestão anterior serão revistas. Dentre elas está a criação de uma unidade especializada para a participação ativa do país no Brics, conforme indicou o ex-presidente Alberto Fernández em carta datada de 4 de setembro.

“A esse respeito, gostaria de informar que nesta fase a incorporação da República Argentina ao Brics como membro pleno a partir de 1º de janeiro de 2024 não é considerada adequada.

“Sem prejuízo disso, quero destacar o empenho do meu governo na intensificação dos laços bilaterais com o seu país, em particular no aumento dos fluxos comerciais e de investimento.

“Enquanto aguardo o encontro convosco, aproveito esta oportunidade para reiterar a minha mais elevada consideração.

“Ao excelentíssimo senhor presidente da República Federativa do Brasil,

“Luiz Inácio Lula da Silva”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7