Brasília Amapá |
Manaus

Homenagem: Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

Compartilhe
Homenagem: Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

Brasil – O piloto britânico heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton recebeu um título de cidadão honorário brasileiro em uma cerimônia aberta ao público no Congresso Nacional nesta segunda-feira (7), às 14h. É a primeira vez na história do Brasil que este título é concedido.

O título foi sugerido pelo deputado federal André Figueiredo em 2021 após a vitória de Hamilton no Grande Prêmio de Fórmula 1 de Interlagos, em São Paulo. O piloto homenageou o Brasil e repetiu o gesto de Ayrton Senna, que o fez 30 anos antes, dando mais uma volta no autódromo com a bandeira brasileira.

Antes da cerimônia no Congresso, Lewis afirmou estar “incrivelmente honrado” por receber o título. “Ao longo da vida, o Brasil ocupou um lugar especial no meu coração. Seja assistindo a Ayrton Senna quando criança, ou vencendo corridas em Interlagos, sempre senti que o país era minha segunda casa”, disse o piloto.

André Figueiredo disse que “Lewis Hamilton representa o que a humanidade mais precisa: unir as pessoas por meio do esporte, da proteção ambiental e da igualdade racial. Como parlamentar brasileiro e autor desta resolução, vejo Hamilton como um grande defensor de um mundo de paz e justiça”.

Hamilton está no Brasil para disputar o Grande Prêmio de Interlagos, em São Paulo, que acontece entre sexta-feira (11) e domingo (13), dia do 50º aniversário do prêmio.

Antes de entrar no plenário, Hamilton foi ao gabinete do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Quando entrou no plenário, o piloto foi ovacionado e extremamente aplaudido. Da Mesa, o heptacampeão cumprimentou com acenos e agradecimentos aos presentes tanto no térreo quanto na galeria do plenário, e aparentou estar emocionado.

Enquanto Lira e outros parlamentares falavam na sessão solene, Hamilton ouviu a tradução com um fone de ouvido entregue a ele.

Em discurso, Lira e Figueiredo relembraram parte da trajetória de Hamilton, inclusive as dificuldades sofridas quando criança por ser negro num esporte conhecido por ser elitista, devido aos seus altos custos.

Quando Figueiredo agradeceu Hamilton por sua luta em prol da Amazônia, do meio ambiente e outras causas, Hamilton acenou afirmativamente com a cabeça.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7