Brasília Amapá |
Manaus

Grave: José Sarney é internado após sofrer queda em casa

Compartilhe
Grave: José Sarney é internado após sofrer queda em casa

Brasil – O ex-presidente brasileiro José Sarney, de 93 anos, foi internado em um hospital no Maranhão após sofrer uma queda em sua residência. A informação foi divulgada por sua filha, a ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em uma rede social. Em sua publicação, ela tranquilizou o público, afirmando que seu pai está bem.

“Levamos um grande susto. Meu pai tropeçou e caiu. O levamos para o hospital, mas graças a Deus, os exames já foram concluídos e ele está muito bem. Se Deus quiser, ele se recuperará em breve”, afirmou a filha em seu post.

José Sarney ocupou o cargo de presidente da República entre 1985 e 1990. Em uma das últimas aparições públicas, em abril, quando completou 93 anos, Sarney recebeu homenagens de políticos e autoridades em Brasília. Entre os convidados estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ex-presidente Michel Temer, o ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) e o procurador-geral da República Augusto Aras. Além de familiares, também estiveram presentes ex-ministros, senadores e deputados federais, muitos dos quais seguiram carreira política.

Nas redes sociais, a filha Roseana Sarney compartilha fotos do pai em eventos familiares. A última publicação foi feita há quatro dias, mostrando várias gerações da família reunidas.

Relembrando sua trajetória, Sarney nasceu na cidade de Pinheiro, no interior do Maranhão, e começou sua carreira política há mais de 50 anos como suplente de deputado federal pelo PSD, entre 1956 e 1957. Desde então, teve uma extensa trajetória política, sendo eleito governador e senador pelo Maranhão durante a ditadura militar. Sua influência o levou a se tornar vice-presidente do Brasil na chapa de Tancredo Neves, pelo então PMDB. No entanto, após a morte de Tancredo, Sarney assumiu a presidência da República, sendo o primeiro presidente após a redemocratização, em 1985.

O período em que ocupou a presidência, entre 1985 e 1990, foi marcado pela reconstrução da democracia e pela contenção da crise inflacionária. Durante seu mandato, foi estabelecida a Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração da Constituição de 1988. No campo econômico, foram implementados o Plano Cruzado, o Plano Bresser e o Plano Verão, como medidas para conter a hiperinflação.

Na política externa, o governo de Sarney foi marcado pela retomada das relações diplomáticas com Cuba e pela assinatura do protocolo do Mercosul, em conjunto com a Argentina e o Uruguai. No entanto, o órgão de integração regional foi criado apenas durante a presidência de seu sucessor, Fernando Collor, em 1991.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7