Brasília Amapá |
Manaus

Governador Wilson Lima manterá escolas cívico-militares no Amazonas independente do Governo Federal

Compartilhe
Governador Wilson Lima manterá escolas cívico-militares no Amazonas independente do Governo Federal

Brasil – Nesta quinta-feira (13), o governador do Amazonas, Wilson Lima, utilizou suas redes sociais para tranquilizar pais, alunos e professores das escolas cívico-militares do estado. Ele afirmou que, mesmo diante da decisão do Governo Federal em encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), o modelo de sucesso será mantido no Amazonas.

O programa, que foi instituído em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem como principal objetivo a parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Defesa, trazendo militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares para atuarem na gestão escolar e educacional.

Pressão do Governo Lula

O MEC enviou um ofício aos secretários estaduais de Educação desaconselhando a continuidade do programa. De acordo com o documento, a manutenção do Pecim não é recomendada. O Amazonas conta atualmente com sete escolas cívico-militares, sendo seis delas gerenciadas pela Secretaria de Educação do estado e uma pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Pais e professores tem hoje as escolas cívico-militares como pontos de referência na Educação no Amazonas, sendo áreas seguras que mantém longe qualquer influência do tráfico de drogas e da criminalidade que domina as periferias da capital.

Enquanto o MEC inicia o processo de desmobilização do pessoal das Forças Armadas envolvido na implementação do programa nos demais Estados, a pasta solicita também que sejam adotadas medidas graduais para garantir o encerramento do ano letivo sem prejudicar as atividades educacionais.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7