Brasília Amapá |
Manaus

Esquema de Simão Peixoto com o “Mercadinho Du Primo” para desvio de ‘Merenda Escolar’: o real motivo por trás da prisão pela PF

Compartilhe
Do esquema com o "Mercadinho Du Primo" até desvio de 'Merenda': o real motivo da prisão de Simão Peixoto pela PF

Brasil – Na última terça-feira (9/1), o prefeito de Borba, Simão Peixoto (MDB) foi preso pela Polícia Federal (PF) e afastado do cargo sob suspeita de tentar manipular testemunhas em uma investigação por desvio de verba pública. Contudo, essa não é a primeira vez que o político se vê envolvido em escândalos e enfrenta as grades do sistema prisional.

Conforme trecho do auto de prisão em flagrante, elaborado pela PF, revela a prisão do atual prefeito de Borba, Simão Peixoto Lima, e destaca a série de condutas ilícitas que resultaram na sua detenção, inclusive citando “velhas conhecidas” empresas, que já fizeram parte de esquemas ao lado de Simão Peixoto, como o “Mercadinho Du Primo”.

O inquérito policial, instaurado a partir de uma requisição do Ministério Público Federal (MPF), teve como objetivo investigar o prefeito de Borba por crimes de malversação de recursos públicos federais em procedimentos licitatórios, além do favorecimento da empresa Mercadinho Du Primo.

Principais Pontos do Auto de Prisão em Flagrante:

  1. Compra de Merenda Escolar Durante a Pandemia:
    • A autoridade policial destaca a instauração de um procedimento licitatório para a compra de merenda escolar, mesmo com as aulas suspensas devido à pandemia de covid-19.
    • Alega que não houve distribuição regular dos kits de merenda, resultando em um prejuízo estimado em R$ 489.911,00.
  2. Assédio e Manipulação de Testemunhas:
    • Durante as investigações, servidores municipais envolvidos nos procedimentos estavam alinhados em seus depoimentos, todos acompanhados pelos mesmos advogados.
    • Destaca-se o depoimento de Rosangela das Chagas Goes, que apontou condutas assediosas por parte do prefeito Simão Peixoto Lima em relação aos servidores municipais.
  3. Intimidação e Controle da Narrativa:
    • Rosangela relata que a esposa do prefeito determinou ao Secretário de Saúde que a buscasse para assinar documentos relacionados ao processo de entrega dos kits de merenda escolar.
    • Alega que Simão Peixoto Lima realizou uma videoconferência com os servidores municipais intimados pela Polícia Federal, oferecendo apoio e disponibilizando advogados para acompanhar as oitivas.
  4. Deslocamento e Contratação de Advogados:
    • Os servidores municipais optaram por prestar depoimento por videoconferência, embora tenham se deslocado de Borba/AM até Manaus/AM em aeronave fretada pela Prefeitura, juntamente com os advogados contratados pela mesma.
  5. Possíveis Atos de Intimidação e Assédio:
    • A autoridade policial sustenta que as evidências indicam atos de possível intimidação e assédio de testemunhas por parte do prefeito, buscando controlar a narrativa apresentada pelos envolvidos.

Outros Escândalos:

Improbidade Administrativa em 2021:

Em 2021, Simão Peixoto foi alvo de acusações de improbidade administrativa pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM). O prefeito protagonizou uma luta de MMA contra um ex-vereador da oposição, Erineu da Silva, utilizando um ginásio escolar para o evento. Suspeitas surgiram sobre o uso de verba pública na realização do evento, além da comercialização de ingressos.

Simulação de Violência Política de Gênero em 2022:

Em novembro de 2022, Simão Peixoto gerou polêmica ao simular o espancamento da vereadora Tatiana Franco dos Santos durante um evento. Utilizando um chicote e uma ripa, o prefeito representou uma agressão à vereadora. Ele foi preso por violência política de gênero.

Agressão ao Presidente da ALE-AM em 2022:

Em março de 2022, Simão Peixoto foi novamente preso por desferir um soco no rosto do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), o deputado Roberto Cidade, durante um comício.

Operação Garrote em 2023:

Em maio de 2023, Simão Peixoto enfrentou prisão na Operação Garrote do MPAM, suspeito de desviar mais de R$ 30 milhões por meio de fraude em licitações, envolvendo o conhecido “Mercadinho Du Primo”. Ele e sua esposa fugiram em uma lancha, mas se entregaram posteriormente. Apesar do afastamento, o prefeito retornou ao cargo em setembro de 2023, respondendo ao processo em liberdade.

Atual Operação Voz do Poder:

Hoje, Simão Peixoto é novamente alvo da PF na Operação Voz do Poder, acusado de manipular testemunhas em um processo que investiga desvio de verba na compra de merenda escolar durante a pandemia em 2020.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7