Brasília Amapá |
Manaus

Deputados Federais convocarão Flávio Dino para explicar queda na apreensão de drogas

Compartilhe
Deputados Federais convocarão Flávio Dino para explicar queda na apreensão de drogas

Brasil – A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados está se preparando para convocar o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a fim de que ele explique a significativa queda no volume de apreensões de maconha e cocaína no ano de 2023. O requerimento de convocação foi apresentado pelo deputado Coronel Meira e já conta com a aprovação consensual dos membros da comissão.

Nos primeiros sete meses deste ano, dados indicam que as apreensões de maconha e cocaína pelo governo federal diminuíram em torno de 30% em comparação com o mesmo período de 2022. A maconha teve uma redução de 28,6% nas apreensões, enquanto a cocaína registrou uma queda de 31,4%.

O deputado Coronel Meira justifica sua solicitação afirmando que é de extrema relevância obter esclarecimentos do Ministro Flávio Dino sobre esse resultado negativo. Ele argumenta que a diminuição das operações policiais voltadas para a apreensão dessas drogas tem impacto direto no combate ao crime organizado no Brasil.

Uma das explicações para a queda nas apreensões é a mudança de foco da Polícia Federal. A corporação passou a concentrar seus esforços na desarticulação da estrutura financeira de organizações criminosas dedicadas ao tráfico de drogas. Isso resultou em um aumento substancial nos bens e valores apreendidos pela Polícia Federal, que alcançaram a marca recorde de R$ 2,1 bilhões em 2023.

Além de esclarecer a diminuição nas apreensões de drogas, o Ministro Flávio Dino também será questionado sobre outros assuntos pela Comissão de Segurança Pública, cuja maioria dos membros é composta por parlamentares conservadores. Entre os temas que deverão ser abordados estão as declarações do Ministro sobre a onda de violência na Bahia, as supostas interferências nas ações da Polícia Federal e o corte de verbas para a segurança pública no Orçamento de 2024, que tem sido objeto de críticas por parte da oposição.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7