Brasília Amapá |
Manaus

Deputado Fausto Júnior aborda desafios no saneamento básico do AM em reunião no Ministério das Cidades

Compartilhe
Deputado Fausto Júnior aborda desafios no saneamento básico do AM em reunião no Ministério das Cidades

Brasil – Na terça-feira (24), o deputado federal Fausto Santos Júnior(União-AM) participou de reunião no Ministério das Cidades, em Brasília. O propósito do encontro foi discutir os desafios enfrentados no setor de saneamento básico no Amazonas e buscar soluções para aprimorar a qualidade de vida das comunidades afetadas.

O deputado Fausto Santos Júnior, acompanhado pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, foi recebido pelo Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, no Ministério. Os temas centrais da reunião abrangeram o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, saneamento, gestão de resíduos sólidos e a crítica situação dos lixões no estado.

O encontro proporcionou uma oportunidade para discutir estratégias e parcerias destinadas a enfrentar os desafios persistentes no setor de saneamento. O enfoque primordial era melhorar o fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, bem como a gestão apropriada dos resíduos sólidos.

O deputado Fausto Santos Júnior destacou dados alarmantes que realçam a urgência de abordar os problemas relacionados ao saneamento básico. Segundo o parlamentar amazonense, várias cidades do Amazonas estão classificadas entre as 20 piores do Brasil em termos de fornecimento de água e tratamento de esgoto. Manaus, a capital do estado, ocupa a oitava posição no ranking nacional de saneamento básico.

“Trata-se de um problema antigo e de um desafio complexo que impacta a qualidade de vida de inúmeras comunidades no Amazonas”, enfatizou Fausto Santos Júnior. O parlamentar reiterou seu compromisso de trabalhar incansavelmente em prol de seu estado e de seu povo. Ele acredita que a busca por soluções sustentáveis e eficazes é fundamental para enfrentar os desafios que afetam o Amazonas há tanto tempo.

Durante a reunião, o secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, expressou seu apoio à busca por soluções. “Nossa orientação é perseguir as metas para a universalização do saneamento. Agradeço ao deputado Fausto por apresentar soluções reais para atender à população”, afirmou o secretário.

A reunião no Ministério das Cidades representa mais um passo em direção a um futuro melhor para as comunidades do Amazonas, com melhorias no saneamento básico e no tratamento de resíduos sólidos.

Além disso, o deputado Fausto Santos Júnior e o Secretário Marcellus Campêlo se reuniram com a equipe do Ministério para avaliar a viabilidade de acelerar a disponibilização de recursos. Isso se torna ainda mais crucial devido ao fato de que, dos 61 municípios do Amazonas, 59 ainda contam com lixões precários que devem ser substituídos por aterros sanitários. Além disso, enfrentam um período difícil com estiagem e seca na região, o que torna imperativo o estabelecimento de serviços eficazes de saneamento básico, incluindo esgoto, água e tratamento de resíduos sólidos.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7