Brasília Amapá |
Manaus

Deputado Estadual George Lins defende aumento no número de deputados do AM no Congresso Nacional

Compartilhe
Deputado Estadual George Lins defende aumento no número de deputados do AM no Congresso Nacional

Amazonas – Durante a Sessão Ordinária realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (2), o deputado estadual George Lins (União Brasil) defendeu o aumento do número de deputados federais da bancada do Amazonas na Câmara Federal. Atualmente, o estado é representado por oito parlamentares, mas um Projeto de Lei Complementar está em tramitação em Brasília propondo a alteração das bancadas dos estados brasileiros de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022.

O Projeto de Lei Complementar nº 148/2023, de autoria do deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), prevê que o número de deputados federais seja alterado com base nos dados do Censo de 2022. George Lins ressaltou que esses números não apenas influenciam nos repasses da União para estados e municípios, através do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Fundo de Participação dos Municípios (FPM), mas também impactam no aumento do número de cadeiras na Câmara dos Deputados, refletindo diretamente na representação dos estados.

Para o deputado, o aumento do número de deputados é uma demanda antiga e necessária para o Amazonas. Ele lembrou que, em 2013, o ex-deputado Belarrmino Lins já havia defendido essa causa, mas o Congresso acabou derrubando a proposta na época.

“Com base no Censo de 2022, passaríamos a ter dez deputados federais e aqui no Amazonas passaríamos a ter 30 deputados estaduais. Isso aumenta a representatividade e força do Amazonas, especialmente no Congresso Nacional, onde podemos lutar por mais desenvolvimento para nossa região”, explicou George Lins.

O deputado Rozenha (PMB) manifestou-se em aparte, mostrando ansiedade pela possibilidade de aumento da bancada do Amazonas, mas também destacou que para o estado ganhar dois deputados federais, algum estado do Nordeste precisaria perder vagas, o que pode dificultar a aprovação da proposta no Congresso.

“Aumentar a bancada do Amazonas é um sonho antigo e necessário para termos maior representatividade, principalmente quando precisamos defender os interesses da Zona Franca. Porém, conseguir os votos necessários para a aprovação é um desafio, já que as bancadas do Nordeste, que cederiam vagas, podem não votar a favor da mudança”, lamentou o deputado Rozenha.

A proposta de aumento de representatividade para o Amazonas no Congresso Nacional é um tema relevante e certamente continuará em debate para avaliar sua viabilidade e possíveis impactos no cenário político do país.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7