Brasília Amapá |
Manaus

CPMI cobra ministro Flávio Dino para entregar imagens do Dia 8 de Janeiro; veja vídeos

Compartilhe
Deputados e Senadores cobram ministro Flávio Dino para entregar imagens do Dia 8 de Janeiro; veja vídeos

Brasil – A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que apura a invasão da sede dos Três Poderes ocorrida no início do ano, está enfrentando obstáculos para obter as imagens das câmeras de segurança do Palácio da Justiça. O presidente da CPMI, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), declarou que solicitará ao ministro da Justiça, Flávio Dino, uma reconsideração sobre o envio das imagens. Caso o pedido seja negado novamente, Maia ameaça acionar o Supremo Tribunal Federal (STF).

A polêmica gira em torno do acesso às imagens, que a CPMI acredita ser crucial para a apuração dos acontecimentos durante a invasão. No entanto, o Ministério da Justiça negou o compartilhamento alegando que as imagens fazem parte de uma investigação criminal e que apenas a autoridade responsável pode conceder acesso.

Em resposta, o deputado Arthur Maia declarou: “Estou determinando a Advocacia do Senado para que solicite ao STF uma determinação para que o ministro Dino entregue essas imagens”. A expectativa é que o Supremo possa intervir e garantir o acesso às imagens, possibilitando avanços nas investigações da CPMI.

A sessão da comissão de hoje marca o retorno dos trabalhos após o recesso branco, e será realizada para ouvir Saulo Moura Cunha, ex-diretor da Abin.

A tensão em torno das imagens é crescente, e parlamentares de diferentes alas têm opiniões divergentes sobre o acesso a esse material. Enquanto os governistas defendem a posição do ministro Flávio Dino, argumentando que ele agiu com cautela ao negar o compartilhamento das imagens, outros, como o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR), destacam que a CPMI tem poder de investigação e pode determinar o acesso a tais provas.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7