Brasília Amapá |
Manaus

Capitão Alberto Neto quer comitiva de embaixadores em Manaus para conhecer ZFM e turismo

Compartilhe
Capitão Alberto Neto quer comitiva de embaixadores em Manaus para conhecer ZFM e turismo

Brasil – O deputado federal Capitão Alberto Neto, por meio da Indicação n.1179/23, propôs ao Ministério de Relações Exteriores, a organização de uma comissão de embaixadores para conhecerem todo os potenciais da Zona Franca de Manaus e turístico do Amazonas.

De acordo com o parlamentar as instalações de unidades fabris na Zona Franca de Manaus (ZFM) são uma realidade para diversos tipos de investimentos na Amazônia brasileira. “A realização de uma visita de cortesia à sede da Suframa, bem como em algumas empresas, inclusive empresas com práticas de sustentabilidade ambiental, social e governança, é uma alternativa viável para trazer investimentos para ZFM”, disse.

A Indicação sugere ainda, o envio de estudos de casos, elaborados pelos economistas da Superintendência da Zona Franca de Manaus, comparando os custos de produção entre a ZFM e outras regiões, destacando produtos específicos que indústrias internacionais têm interesse em fabricar no País.

“O conhecimento operacional, jurídico e tributário da ZFM e seus resultados na indução do desenvolvimento sustentável na Amazônia aliado ao potencial socioeconômico do projeto Zona Franca e do Centro de Biotecnologia da Amazônia, são indispensáveis para os caminhos da industrialização de produtos a partir da matéria-prima regional”, explicou.

Na avaliação do deputado outro tema relevante, que deve ser destacado, é a diferença entre as leis de informática da Amazônia e a do restante do Brasil, bem como a assimilação dos conceitos da indústria 4.0 no Polo Industrial de Manaus. Além disso, o uso de novas tecnologias é fundamental para a modernização do monitoramento regional.

“Existe um pleito importantíssimo da Suframa para obter recursos da União Europeia para projetos do uso de tecnologia avançada no monitoramento das fronteiras e para reforma e alfandegamento do porto de Tabatinga. Esse projeto é muito importante, para aumentar a segurança nos três países, Brasil, Colômbia, Peru, e também maior proteção ambiental da região”, afirmou Capitão Alberto Neto

Foto: arquivo Assessoria


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7