Brasília Amapá |
Manaus

Câmara dos Deputados debate “Institucionalização da censura no Brasil” com influenciadores perseguidos

Compartilhe
Câmara dos Deputados debate "Institucionalização da censura no Brasil" com influenciadores perseguidos

Brasil – Na tarde desta quinta-feira (11), a Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados promoveu uma audiência pública para debater a “Institucionalização da censura no Brasil”. A audiência, que contou com a presença de representantes do Judiciário, Google, Twitter, jornalistas e outros convidados, foi convocada pelo deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO).

Gayer criticou as medidas que têm sido impostas ao povo brasileiro e aos deputados e senadores, como a proibição de conteúdos considerados “ofensivos”, a censura de palavras e temas considerados “inadequados” e a proibição de veículos de comunicação de transmitir determinados assuntos. Segundo ele, essas medidas afrontam o artigo 53 da Constituição, que garante a liberdade de expressão.

Durante a audiência, os participantes discutiram como a censura tem sido utilizada como instrumento de controle e opressão, e como ela tem sido institucionalizada no Brasil. Os jornalistas Rodrigo Constantino, Ana Paula Henkel, Paulo Figueiredo Filho e a youtuber Bárbara Destefani, também conhecida como Bárbara “Te Atualizei”, apresentaram suas perspectivas sobre o tema.

Para a youtuber Bárbara Destefani, a censura tem sido utilizada como forma de calar vozes dissidentes, especialmente nas redes sociais. “Eu fui vítima de censura no Twitter e no Instagram, e tive conteúdos removidos sem motivo aparente. Isso é inadmissível em um país que se diz democrático”, afirmou ela durante a audiência.

A audiência pública foi importante para chamar a atenção para a importância da liberdade de expressão e para os riscos da censura institucionalizada. Como afirmou o deputado Gustavo Gayer, “a censura não pode ser utilizada como forma de calar vozes dissidentes, mas sim como instrumento de proteção à democracia e à liberdade de expressão”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7