Brasília Amapá |
Manaus

Bill Gates publica artigo elogiando o SUS e Bolsa Família: ‘Outros países podem imitar’

Compartilhe
Bill Gates publica artigo elogiando o SUS e Bolsa Família: 'Outros países podem imitar'

Brasil  – Em um recente artigo publicado em seu blog, Bill Gates, o renomado filantropo e cofundador da Microsoft, enalteceu os notáveis avanços na área de saúde no Brasil, destacando o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma referência global. O bilionário norte-americano ressaltou que outros países podem se inspirar nas práticas adotadas pelo Brasil para aprimorar seus próprios sistemas de saúde.

No artigo, Gates apresenta dois gráficos impactantes que evidenciam o sucesso das políticas de investimento em saúde no Brasil. O primeiro gráfico ilustra uma impressionante redução de 56% na taxa de mortalidade infantil, resultado direto do comprometimento com a melhoria da saúde pública. O segundo gráfico destaca a relação entre a expansão de programas sociais e a significativa diminuição da população vivendo em situação de pobreza, que registrou uma queda de 18%.

“Em cerca de três décadas, o Brasil conquistou feitos notáveis, reduzindo a mortalidade materna em quase 60%, a mortalidade infantil de menores de cinco anos em 75%, e aumentando a expectativa de vida em quase uma década. Estes são resultados de investimentos de longo prazo no sistema de saúde primário, dos quais outros países podem aprender e imitar”, declarou Gates em seu artigo.

O filantropo relembrou o contexto histórico em que o Brasil emergiu de duas décadas sob ditadura militar, tornando-se uma democracia em 1985. Destacou a criação do sistema de saúde universal alguns anos depois como um marco crucial para a promoção da equidade no país.

Gates também ressaltou o papel fundamental dos agentes comunitários de saúde no sistema brasileiro, que atualmente somam mais de 286 mil profissionais atendendo quase dois terços da população, aproximadamente 160 milhões de pessoas. Esses agentes, treinados para atuar em comunidades, desempenham um papel crucial em áreas remotas ou carentes de acesso a serviços públicos, proporcionando orientações de saúde, higiene e prevenção.

“No Brasil, esses profissionais atuam como a porta de entrada para o maior sistema de saúde público gratuito e universal do mundo, e seu impacto tem sido transformador”, elogiou o bilionário americano.

Além disso, Gates não deixou de reconhecer os méritos do programa Bolsa Família, destacando sua contribuição para ampliar o acesso e a utilização dos cuidados de saúde. O programa estabelece a correta vacinação das crianças como condição para o recebimento dos pagamentos, incentivando a participação no sistema de saúde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7