Brasília Amapá |
Manaus

Após pressão, Ministra da Saúde desiste da liberação do aborto em qualquer mês da gestação

Compartilhe
Após pressão, Ministra da Saúde desiste da liberação do aborto em qualquer mês da gestação

Brasil – Em uma reviravolta política, a ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, decidiu suspender uma nota técnica sobre casos de aborto legal, após intensa pressão dos parlamentares da oposição. A medida, que havia sido publicada nesta quarta-feira (28), gerou controvérsia ao questionar o “limite temporal” previsto no Código Penal para a realização da intervenção médica em casos como estupro ou risco de vida para a mãe.

A nota técnica em questão desautorizava uma manifestação anterior da pasta, ocorrida durante o governo Jair Bolsonaro (PL), que defendia a limitação do aborto legal a gestações de até 21 semanas. No entanto, a medida foi suspensa por Nísia Trindade, alegando que o documento “não passou por todas as esferas necessárias” e não recebeu a devida análise da consultoria jurídica da pasta.

A decisão da ministra foi recebida com alívio pela oposição, que prometeu derrubar o documento no Congresso Nacional. Esse movimento representaria uma derrota significativa ao governo em um tema tão sensível e polêmico.

Um dos principais articuladores contra a nota técnica, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), manifestou sua satisfação nas redes sociais. Em sua conta na rede social X, antigo Twitter, o parlamentar declarou: “A pressão funcionou. O Brasil quer vida, e não morte”, celebrando o recuo do governo diante da mobilização da oposição.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7