Brasília Amapá |
Manaus

Advogada Daniela Teixeira é indicada por Lula para cargo de ministra no STJ

Compartilhe
Advogada Daniela Teixeira é indicada por Lula para cargo de ministra no STJ

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou nesta terça-feira (29) sua indicação da advogada Daniela Teixeira para ocupar uma vaga de ministra no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nomeação ainda aguarda publicação no Diário Oficial da União (DOU).

Daniela Teixeira, uma das conselheiras federais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), será submetida a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, e sua aprovação pelo plenário é essencial para que sua nomeação seja confirmada.

O STJ, atualmente composto por 33 ministros, enfrenta uma desigualdade de gênero significativa, com apenas seis mulheres ocupando cargos de ministra. A nomeação de Daniela Teixeira é uma tentativa de corrigir essa disparidade de representação de gênero em um dos tribunais mais importantes do Brasil.

O nome de Daniela Teixeira era a escolha preferida do PT para preencher essa vaga no STJ. Ela também recebeu apoio do grupo Prerrogativas, um conjunto de advogados que se destacou por sua oposição à Operação Lava Jato e seu apoio a Lula. Além de suas funções na OAB, Daniela também atuou como vice-presidente da entidade no Distrito Federal.

A nomeação de Daniela Teixeira vem após uma seleção que incluiu outros dois nomes da advocacia: Luiz Cláudio Allemand e Otavio Luiz Rodrigues Júnior. Além disso, o presidente Lula ainda precisa escolher dois nomes dentre quatro desembargadores estaduais para preencher vagas adicionais no STJ.

Esta não é a primeira vez que Daniela Teixeira é indicada para um cargo de destaque. Em 2019, ela figurou na lista de indicados para uma vaga de ministra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entretanto, naquela ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro optou por outra nomeação. Daniela também se destacou em setembro de 2016 ao participar de uma audiência na Câmara dos Deputados, onde debateu medidas para combater a cultura do estupro. Durante a sessão, houve um confronto verbal entre Daniela e o então deputado federal Bolsonaro, em relação às declarações ofensivas deste último sobre a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).

A nomeação de Daniela Teixeira foi celebrada nas redes sociais, com a primeira-dama, Rosângela da Silva, conhecida como Janja, expressando sua satisfação: “Muito contente com a indicação da advogada Daniela Teixeira para o STJ. Como tenho dito com frequência, é extremamente importante que mulheres ocupem cada vez mais espaços de decisão e poder. Parabéns, Daniela!”


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7