Brasília Amapá |
Manaus

Adjuto Afonso reforça na Aleam discurso do senador Omaz Aziz para criação da Polícia Hidroviária no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) ressaltou essa semana na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que apoia a criação da Polícia Hidroviária no Amazonas. O discurso foi em apoio ao senador Omar Aziz (PSD-AM), que defendeu, em entrevista, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para efetivar a ideia considerada pelos parlamentares fundamentais no combate à criminalidade que vem crescendo pelos rios da região.

“Todos nós sabemos da necessidade de se criar uma Polícia Hidroviária, não tenho dúvida de que será um benefício para o nosso estado. Sábado eu estava em Boca do Acre (a 1.026 km de Manaus) quando recebi uma ligação do prefeito de Barcelos (a 400 km de Manaus), informando que a lancha que estava conduzindo secretários e secretárias, tinha sido alvejada. O Senador Omar propôs e nós aqui reforçamos, ele conhece muito bem a região, foi governador duas vezes e sabe das dificuldades”, declarou o parlamentar.

Nos últimos anos os registros de ataques às embarcações que trafegam pelos rios da Amazônia vem crescendo. Em 2022, mais de 1,5 milhão de litros de combustíveis foram levados pelos chamados “piratas dos rios”, segundo levantamento feito pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), sem contar os assaltos a tripulantes, que ficam sob a mira de armas e têm os pertences roubados. “Nossas estradas são os nossos rios. Precisamos urgentemente criar uma força tarefa para coibir esses crimes que estão acontecendo. Nem que a gente desmembre a Polícia Rodoviária Federal para que uma parte atue nesse segmento, ou que se crie uma nova categoria de polícia”, disse o deputado.

O deputado Adjuto Afonso informou que vai defender também o tema na reunião do Parlamento Amazônico, que acontece nos próximos dias, e reúne parlamentares de todos os estados da região amazônica. “Vou reforçar ainda mais essa ideia junto aos colegas deputados dos demais estados da região Norte e buscar o apoio das bancadas federais. Aqui pela nossa Casa Legislativa, vou pedir apoio à Comissão de Segurança e encaminhar um documento em apoio ao senador Omar”, revelou.

*Com informações da assessoria*.

 


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7