Brasília Amapá |
Manaus

Ronda Maria da Penha atendeu mais de 18 mil mulheres vítimas de violência no Amazonas

Compartilhe

Amazonas – O programa Ronda Maria da Penha atendeu mais de 18 mil mulheres vítimas de violência em 9 anos de atuação no Amazonas. A unidade atua diretamente na rede de proteção às vítimas.

A Ronda Maria da Penha foi criada em 30 de setembro de 2014, pelo Governo do Amazonas. O programa completa, neste sábado (30), nove anos de existência.

De acordo com o governo estadual, o programa exerce na prática a Lei nº 11.340, também conhecida como Lei Maria da Penha, sancionada em 2006. Os atendimentos ocorrem em todas as zonas de Manaus.

“A mulher não entra em um relacionamento abusivo porque ela quer. Há situações da vida, muitas vezes, que a levam a esse lugar. E o programa foi criado para dar um suporte para todas as mulheres do Amazonas, para não deixar a vítima desamparada”, afirmou a comandante da Ronda Maria da Penha, major Tatiana Sousa

A unidade também realiza palestras em escolas, igrejas e onde for aberto espaço para divulgar o trabalho da Ronda Maria da Penha. Com essa atividade, o programa busca tirar dúvidas das mulheres que passam pela situação de violência doméstica.

Como funciona

O programa acompanha as mulheres que possuem medidas protetivas. As vítimas têm contato direto com as equipes da polícia, e também podem acionar o “Botão do Pânico”, via aplicativo, a qualquer momento.

“Além disso, as equipes realizam visitas periódicas às vítimas”, afirmou o governo.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7