Brasília Amapá |
Manaus

Manaus tem queda de 32% nos homicídios em janeiro de 2024, diz SSP-AM

Compartilhe
Manaus tem queda de 32% nos homicídios em janeiro de 2024, diz SSP-AM

Manaus – A capital amazonense registra uma queda expressiva nos índices de homicídios no mês de janeiro, apresentando uma redução de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados parciais divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). O secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida, atribui essa redução ao trabalho integrado das forças policiais, ao emprego de ações de inteligência e ao uso da tecnologia no combate à criminalidade.

Os números indicam uma tendência de redução contínua nos crimes de homicídios a partir de 2020, refletindo os esforços coordenados das forças de segurança. Essa diminuição parcial, registrada pelo Centro Integrado de Estatística (Cieps), contribuiu para que o estado do Amazonas alcançasse uma queda de 16% no número de assassinatos em janeiro.

O secretário da SSP destaca o empenho das Forças de Segurança para manter a trajetória positiva alcançada em 2023. Os dados consolidados do Ciesp mostram que Manaus encerrou o ano passado com uma redução de 10% nos homicídios, enquanto o estado como um todo atingiu uma diminuição de 5%.

“Estamos com todo o nosso efetivo empenhado nas ruas para garantir que cada vez mais o povo do Amazonas tenha mais segurança. Estamos com nossas operações nas ruas, estamos aqui para apoiar tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil nessa missão e não tenha dúvidas de que não vamos baixar a guarda um minuto”, afirma Almeida.

As operações em andamento, como a “Impacto”, realizada em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), têm focado na redução da criminalidade, especialmente nos bairros com maiores incidências criminais. Além disso, a colaboração com as Forças Federais resultou recentemente na prisão de um integrante de uma organização criminosa em Santa Catarina, suspeito de envolvimento com o tráfico e ligado a diversos homicídios no estado.

As ações coordenadas contam com efetivos integrados, acesso a informações fornecidas pelas agências de inteligência e o monitoramento pelo Ciesp, além do uso da tecnologia empregada no Cerco de Videomonitoramento Inteligente, conhecido como “Paredão”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7