Brasília Amapá |
Manaus

Maior contrabandista de armas da América Latina, fornecedor do CV e PCC, é preso junto com a esposa; veja vídeo

Compartilhe
Maior contrabandista de armas da América Latina, fornecedor do CV e PCC, é preso junto com a esposa; veja vídeo

Mundo – Na tarde desta sexta-feira, as autoridades argentinas, em colaboração com a Interpol, capturaram Diego Hernan Dirísio, considerado o maior traficante de armas da América Latina. O contrabandista, cidadão argentino, liderava um esquema internacional que fornecia armas para as principais facções criminosas brasileiras, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho.

A operação que resultou na prisão de Dirísio e de sua esposa, Julieta Nardi Aranda, fugitiva da Justiça paraguaia, foi conduzida em Buenos Aires, onde o casal estava foragido desde o final de 2023. A detenção ocorreu em resposta a uma denúncia anônima apresentada à Divisão de Denúncia de Crimes Federais há alguns dias, sendo comunicada ao superintendente da Polícia Federal (PF) na Bahia, delegado Flávio Albergaria, responsável pela investigação que desvendou o esquema de tráfico internacional de armas.

A investigação da PF teve início em 2020, quando pistolas e munições com números de série raspados foram apreendidas em Vitória da Conquista, na Bahia. A perícia permitiu rastrear as armas, levando os investigadores ao esquema liderado por Dirísio. Descobriu-se que o contrabandista adquiria milhares de armamentos, incluindo pistolas, fuzis, rifles e metralhadoras, de fabricantes europeus.

O modus operandi de Dirísio envolvia doleiros e empresas de fachada no Paraguai e nos Estados Unidos. A empresa IAS, de sua propriedade, importou 7.720 pistolas da Croácia entre novembro de 2019 e maio de 2022. A investigação também revelou a compra e venda de 2.056 fuzis tchecos, além de mais de cinco mil rifles, pistolas e revólveres de fabricantes turcos. Outras 1.200 pistolas foram importadas da Eslovênia, totalizando quase 17 mil armas no esquema.

O contrabando de armas movimentou cerca de R$ 1,2 bilhão, abastecendo organizações criminosas no Brasil. Dirísio, mesmo sendo argentino, comandava o tráfico a partir do Paraguai. Sua prisão marca um significativo golpe nas atividades criminosas transfronteiriças, destacando a importância da cooperação internacional no combate ao tráfico de armas e ao crime organizado.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7