Brasília Amapá |
Manaus

Conselheiro Josué Neto trilha Grande Ascensão rumo à Corregedoria do TCE-AM

Compartilhe
Conselheiro Josué Neto trilha Grande Ascensão rumo à Corregedoria do TCE-AM

Amazonas – Nos corredores da política amazonense, o nome do conselheiro Josué Neto ecoa como um favorito na corrida por um dos cargos mais importante no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM). Com uma história marcante na Assembleia Legislativa do Estado, Josué Neto agora busca um novo desafio como corregedor do TCE-AM, colocando suas habilidades políticas em jogo para conquistar um papel proeminente na Corte.

O cargo de corregedor é o terceiro mais importante na hierarquia do TCE-AM, e a única função que modera e fiscaliza diretamente a atividade dos conselheiros dentro da própria corte de Contas. A expectativa é que, se nomeado, Josué Neto possa aplicar sua vasta experiência e habilidades políticas para melhorar a eficiência e a transparência das atividades dentro do TCE-AM.

A trajetória de Josué Neto é um testemunho de sua capacidade de construir uma carreira política sólida e influente no estado do Amazonas. Agora, ele enfrenta a oportunidade de brilhar ainda mais, consolidando seu nome como uma figura de destaque no TCE-AM. A disputa pelo cargo promete ser acirrada, com diversos atores políticos empenhados em conquistá-lo, mas Josué Neto emerge como um candidato forte e promissor.

De político a Ouvidor 

Josué Neto, nascido em 1º de maio de 1975, é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sua carreira política teve início como vereador de Manaus em 2005, e posteriormente, foi eleito deputado estadual em 2006, permanecendo no cargo por quatro mandatos. Durante seu tempo no Poder Legislativo Estadual, ocupou diversas posições de destaque, incluindo a presidência da Assembleia Legislativa do Estado por três vezes.

Josué Neto ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas em 17 de março de 2021, por indicação da Assembleia Legislativa do Estado. Sua experiência em contato as demandas da população, renderam sua posse como ouvidor em 22 de dezembro de 2022. Desde lá, ele já demonstrou um compromisso notável em aproximar o TCE-AM da população amazonense, especialmente na capital, Manaus.

Algumas de suas principais ações incluem:

  1. Parceria Interinstitucional: Josué Neto oficializou uma parceria entre a Ouvidoria do TCE-AM e a Ouvidoria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para a troca de experiências e ações integradas entre as duas instituições.
  2. Projeto ‘Aluno Ouvidor’: Este projeto de cidadania visa levar a Ouvidoria do TCE-AM às escolas públicas do Amazonas, capacitando estudantes do ensino médio para fortalecer o controle social. O projeto foi inspirado em iniciativas bem-sucedidas como ‘Ouvidoria + Presente’ e ‘Ouvidoria Estudantil’ e recebeu elogios pela sua participação ativa junto aos estudantes.
  3. Posicionamento em Pautas Sociais: Josué Neto se destacou nas redes sociais por seus posicionamentos em defesa de questões ambientais, acessibilidade urbana e justiça social, estabelecendo um vínculo direto entre o TCE-AM e a população ao cobrar ações dos poderes executivos municipal e estadual.
  4. Reconhecimento: Seus esforços como ouvidor-geral do TCE-AM renderam-lhe a medalha “Ordem do Mérito Legislativo”.

Com exemplos de eficiente legado como ouvidor da Corte, o conselheiro Josué Neto está no centro das atenções como uma esperança também para um TCE-AM ainda mais eficiente e transparente na corregedoria.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7