Brasília Amapá |
Manaus

‘Não é mais ficção’: possível nova pandemia pode vir de fungos descobertos na China, revelam pesquisadores

Compartilhe
'Não é mais ficção': possível nova pandemia pode vir de fungo descoberto na China, relevam pesquisadores

Mundo – A descoberta de um super-fungo resistente a medicamentos em uma área remota revelou a próxima ameaça de pandemia, causando preocupações sobre um possível surto de doenças em larga escala, informou o Dailymail.

Pesquisadores canadenses encontraram um fungo resistente a medicamentos em regiões remotas da China e especialistas estão preocupados que possa ser a próxima ameaça de pandemia. Em uma região montanhosa remota do sudoeste da China, os pesquisadores detectaram uma espécie predominante de fungo a uma altitude de milhares de metros. Esse fungo evoluiu para resistir a medicamentos comumente usados ​​para combater infecções, o que levantou alarmes dentro da comunidade científica. Apesar de estar longe de zonas agrícolas e da interação humana, os fungos podem desenvolver resistência por meio da exposição prolongada a medicamentos ou fungicidas.

O principal investigador Jianping Xu, afiliado à Universidade McMaster em Ontário, no Canadá, fez uma grande descoberta quando descobriu uma cepa de Aspergillus fumigatus que desenvolveu resistência a medicamentos na região dos Três Rios Paralelos, situada nos Himalaias orientais do sul da China. Como um fungo comum, este tipo de fungo libera esporos aerotransportados chamados conídios abundantemente, levando os seres humanos a inalá-los centenas de vezes por dia sem apresentar doenças. No entanto, a emergência de uma variante robusta resistente a medicamentos representa uma ameaça significativa à saúde humana, alerta o Dr. Xu, cuja expertise se estende à preparação para pandemias. A prevalência de infecções fúngicas causadas por Candida auris está aumentando tanto nos Estados Unidos quanto na Europa.

Apenas nos EUA, as infecções aumentaram mais de oito vezes entre 2017 e 2021, passando de 171 casos relatados por ano para um número impressionante de 1.420. Além disso, a taxa de mortalidade entre indivíduos com sistemas imunológicos comprometidos infectados com C. auris varia de 30% a 60%.

As descobertas alarmantes da Universidade McMaster

À medida que o clima da Terra aquece e o uso de fungicidas na agricultura aumenta, o risco de doenças fúngicas que afetam os seres humanos está aumentando. Pesquisadores da Universidade McMaster conduziram uma expedição à remota região dos Três Rios Paralelos em Yunnan, uma área extraordinária com mais de 4,2 milhões de acres, apresentando majestosas elevações glaciares e vastas montanhas.

A investigação deles envolveu a análise de 331 cepas de A. fumigatus, extraídas de quase 2.000 amostras de solo, de acordo com as descobertas publicadas na revista mSphere.

Surpreendentemente, eles descobriram que aproximadamente sete por cento das cepas apresentaram resistência a tratamentos antifúngicos amplamente utilizados, como itraconazol e voriconazol.

O Dr. Xu disse: “Sete por cento pode parecer um número pequeno, mas essas cepas resistentes a medicamentos são capazes de se propagar rapidamente e dominar populações locais e regionais dessa espécie.

“Existe uma necessidade de aumento da vigilância da resistência a medicamentos no meio ambiente em diversas regiões geográficas”.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7