Brasília Amapá |
Manaus

Mãe de Navalny processa Putin e o Governo Russo em busca do c0rpo do filho

Compartilhe
Mãe de Navalny processa Putin e o Governo Russo em busca do c0rpo do filho

Mundo – Ludmila Navalnaya, mãe de Alexei Navalny, entrou com um processo judicial contra o governo russo, denunciando a “inação do comitê de investigação para liberar o corpo de seu filho”. O opositor do presidente Vladimir Putin, Alexei Navalny, faleceu na última sexta-feira, 11, em um presídio na região da Sibéria.

Cinco dias após a morte, a família ainda não conseguiu acesso aos restos mortais do ativista. Os parentes de Navalny acusam as autoridades russas de reterem o corpo para impedir o trabalho da perícia.

Ludmila viajou até a remota colônia penal IK-3, onde Navalny morreu, um dia após o ocorrido. Segundo o jornal russo The Moscow Times, ela não conseguiu ver o corpo do ativista.

Sem resposta das autoridades russas, a mãe de Navalny entrou com ação para denunciar supostos “atos ilegais” no processo. A audiência do caso está prevista para 4 de março, mas ocorrerá a portas fechadas.

Ludmila já havia feito um apelo ao presidente Putin, em um vídeo, pedindo que o corpo de Navalny fosse liberado. “Deixe-me, enfim, ver meu filho”, clamou ela. “Exijo que o corpo de Alexei seja entregue imediatamente, para que eu possa enterrá-lo de forma humanitária.”

Aliados e advogados de Navalny também fizeram a mesma apelação ao governo russo. No entanto, investigadores do caso afirmaram que a liberação pode demorar cerca de duas semanas, devido à necessidade de realização de exames químicos.

A demora tem levantado suspeitas sobre as causas da morte. A viúva do líder opositor, Yulia Navalnaya, acusou o governo russo de envenenar Navalny, sugerindo que as autoridades locais estariam escondendo o corpo até que os traços de veneno desapareçam.

Navalny estava detido desde 2021, quando retornou da Alemanha, após receber tratamento por um envenenamento ocorrido na Sibéria em 2020, durante uma campanha eleitoral local. Ele acusou Putin pelo envenenamento.

Aliados do ativista acreditam que sua morte está relacionada às condições de sua detenção. Poucos dias antes de falecer, Navalny recebeu uma punição de 15 dias de confinamento solitário, oficialmente aplicada por um suposto desentendimento com um guarda.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7