Brasília Amapá Roraima |
Manaus
STORIES
Brasília Amapá Roraima

Israel testa primeira aplicação da 4ª dose de vacina contra Covid em enfermeira

Compartilhe
Israel testa primeira aplicação da 4ª dose de vacina contra Covid em enfermeira

Mundo – Um hospital de Israel administrou quartas doses de vacina contra Covid-19 a um grupo de teste nesta segunda-feira, enquanto o país cogita aprovar a ação para populações vulneráveis na tentativa de frear uma disparada de infecções atiçada pela variante Ômicron do coronavírus.

O estudo do Centro Médico Sheba de Ramat Gan, nos arredores de Tel Aviv, “se concentrará na eficácia da vacina para a produção de anticorpos, e sua segurança, de forma a determinar se uma quarta vacina é necessária em geral”, disse um porta-voz. Todos os 150 participantes são profissionais de saúde.

Na semana passada, uma comissão de especialistas do Ministério da Saúde local recomendou que Israel se torne o primeiro país a oferecer uma quarta dose de vacina, também conhecida como ‘segundo reforço‘, para as pessoas de mais de 60 anos, pessoas que sofrem com sistemas imunológicos comprometidos e profissionais de saúde.

A proposta foi acolhida pelo governo israelense, que vê a procura por vacinas estacionar.

Mas a quarta dose ainda aguarda a aprovação final do diretor-geral do ministério, Nachman Ash, cuja decisão será tomada sem intervenção governamental, disseram autoridades.

Dada a preocupação com a falta de dados de testes, Ash pode retificar os critérios de seleção elevando o patamar de idade para 70 anos e tirando os profissionais de saúde da lista, noticiou a mídia israelense.

O Ministério da Saúde de Israel não confirmou nem negou a informação, e tampouco disse para quando se espera a decisão de Ash.

Cerca de 63% dos 9,4 milhões de habitantes de Israel já receberam as primeiras duas doses da vacina, de acordo com dados da pasta, e quase 45% também receberam uma dose de reforço. Quase dois mil casos confirmados ou possíveis da variante Ômicron foram registrados.

Primeira pessoa a tomar a 4º dose

A primeira a receber a 4º dose foi uma mulher: Orna Rahminov, enfermeira do hospital Shbea em Tel Aviv, que nesta segunda-feira (27/12) iniciou um estudo sobre a eficácia do segundo reforço que será injetado em cerca de 150 membros da equipe médica do hospital. .

O Estado judeu, o primeiro país a optar pela quarta dose, decidiu, de qualquer forma, não estender, por enquanto, a administração adicional a toda a população (espera-se apenas uma “amostra” de seis mil pessoas), enquanto se aguarda nova descobertas.

“É uma honra ter sido escolhida”, disse Rahminov, em uma postagem no site do hospital no Facebook. Acrescentando: “Tenho fé nas vacinas.”

Enquanto isso, o ministério da saúde de Israel também concedeu autorização de emergência para o uso do medicamento oral da Pfizer, Paxlovid, contra a Covid. Israel encomendou milhares de doses com o objetivo de combater a variante Omicron: doses que devem chegar ao país na próxima quarta-feira (29/12).

 

Com auxílio de informações via CNN Brasil e L’ulione Sarda


Siga-nos no Google News Portal CM7