Brasília Amapá |
Manaus

Embora favoritos, Hillary e Trump não devem alcançar delegados suficientes nas prévias desta terça-feira

Compartilhe

HARTFORD, Connecticut — Os eleitores de Connecticut abriram às 9h (hora local) desta terça-feira as votações das prévias à Presidência dos EUA. Mas milhões de pessoas vão às urnas também em Delaware, Maryland, Rhode Island e Pensilvânia, numa consulta para determinar quem serão os candidatos dos partidos Democrata e Republicano em novembro.

Matematicamente será impossível para Hillary Clinton e Donald Trump alcançarem o número de delegados necessários para obterem a indicação de seus partidos. No entanto, o grande número de delegados em jogo pode aproximá-los da meta.

Acredita-se que Trump, que agora enfrenta uma aliança de seus rivais, deva ampliar a vantagem na Costa Leste do país, mas uma disputa complicada na Pensilvânia, o maior prêmio do dia, irá testar sua campanha recentemente reformulada. Por outro lado, ele teve uma boa notícia. Uma pesquisa NBC News o coloca pela primeira vez com 50% de intenção de votos entre eleitores republicanos.

Favorita pelo lado democrata, Hillary poderia dar um golpe certeiro em seu rival, Bernie Sanders, e ficar perto da indicação em sua tentativa de se tornar a primeira mulher presidente dos EUA.

— Vamos trabalhar duro até o fechamento das urnas — disse a ex-secretária de Estado e ex-primeira-dama, em Filadélfia, Pensilvânia.

Sanders resiste à crescente pressão do Partido Democrata para deixar a campanha. Com 1.241 delegados, ele está longe dos 1.954 de Hillary. Os candidatos precisam atingir 2.383 delegados para garantir a indicação na Convenção Democrata, em julho.

— Meu trabalho é obter a maior quantidade possível de delegados — disse o pré-candidato democrata também em Filadélfia, Pensilvânia.

É justamente o estado que se apresenta como uma pedra no sapato de Trump hoje. A Pensilvânia tem um tipo de regulamento complexo que Trump vem criticando repetidamente por vê-lo como uma “armação”, o que o obrigou a reformular sua equipe neste mês para enfrentar seu principal rival, Ted Cruz, na briga pelos 1.237 delegados necessários para a indicação republicana.

— É quase tão desonesto quanto Hillary Clinton — disse Trump na segunda-feira em um evento de campanha no distrito de West Chester, Pensilvânia, repudiando tanto as regras das primárias de sua legenda quanto a pré-candidata democrata.

Só 17 dos 71 delegados republicanos em disputa no estado são concedidos ao vencedor da eleição estadual. O restante — pessoas que são escolhidas diretamente pelos eleitores — são agentes livres, que podem apoiar qualquer um que desejarem na Convenção Nacional Republicana, em julho.

Além da Pensilvânia, Maryland, Delaware, Rhode Island e Connecticut são terrenos favoráveis para o bilionário. As pesquisas de opinião o mostram liderando nos cinco estados, o que levou Cruz e John Kasich, o terceiro pré-candidato republicano na corrida, a anunciarem uma aliança anti-Trump.

Para Cruz e Kassich, a única alternativa é impedir que Trump alcance o número de delegados necessários, levando a disputa para a convenção.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7