Brasília Amapá |
Manaus

Crocodilo de 120 anos quebra recorde de tamanho e continua crescendo; veja vídeo

Compartilhe
Crocodilo de 120 anos quebra recorde de tamanho e continua crescendo; veja vídeo

Mundo – Cassius, o lendário crocodilo de água salgada, que reside no Marineland Crocodile Park na Austrália desde 1987, pode ter superado o próprio recorde como o maior crocodilo em cativeiro do mundo. Quando foi medido pela primeira vez ele já tinha 5,48 metros de comprimento,  já se tornando uma atração icônica, mas agora, a possibilidade de que tenha crescido ainda mais nos últimos anos está causando alvoroço entre os entusiastas da vida selvagem.

Veja vídeo:

O crocodilo, que ganhou fama mundial após ser reconhecido pelo Guinness World Records em 2011, teve suas métricas registradas apenas uma vez na última década. O responsável pelo réptil, Toody Scott, compartilhou suas dúvidas durante uma entrevista ao Guinness World Records, levantando a hipótese de que as medições de Cassius feitas em 2011 podem estar desatualizadas. Desde então, nenhuma nova medição oficial foi realizada.

“Podemos tentar isso em um futuro próximo para fornecer informações sobre as taxas de crescimento de grandes crocodilos ou, claro, se seu recorde estiver sendo desafiado”, ressaltou Scott, enfatizando a importância de manter registros precisos sobre essas criaturas majestosas.

Cassius já viveu momentos de fama e desafios em seu reinado como o maior crocodilo de cativeiro do mundo. Em 2012, ele perdeu temporariamente o título para Lolong, um crocodilo medindo incríveis 6,17 metros, capturado nas Filipinas. No entanto, Cassius recuperou o posto após a trágica morte de Lolong, um ano depois.

A vida pregressa de Cassius é tão fascinante quanto seu tamanho atual. Antes de ser capturado em 1984, ele habitava o rio Finniss, ao norte da Austrália, onde tinha um comportamento territorial agressivo, frequentemente entrando em conflitos com outros crocodilos da mesma espécie. Seu hábito de atacar motores de barcos resultou em várias lesões e a perda de partes de seu focinho e cauda, o que, segundo o Guinness World Records, poderia tê-lo deixado com medidas ainda maiores na época de sua medição.

Além do tamanho impressionante, a idade de Cassius também é notável. Com base em estimativas relacionadas ao tamanho do réptil, acredita-se que ele tenha nascido em 1903, tornando-o um venerável ancião de 120 anos em 2023. Os cuidadores do Marineland Crocodile Park estão otimistas sobre sua saúde contínua, especialmente devido ao ambiente tranquilo e livre de estresse proporcionado no zoológico. Em seu exame médico mais recente, não foram identificados problemas significativos.

No entanto, Scott observou que, apesar da longevidade e da imponência de Cassius, as taxas de crescimento da espécie diminuem consideravelmente quando o réptil atinge os 5 metros, com alguns indivíduos praticamente parando de crescer. Portanto, mesmo que Cassius tenha superado seu próprio recorde, ele pode nunca alcançar as impressionantes dimensões de seu antecessor.

Independentemente de sua posição nos rankings mundiais, Cassius continua a encantar visitantes e pesquisadores, mantendo-se como uma das principais atrações do Marineland Crocodile Park e um símbolo da rica biodiversidade da Austrália. Seu legado como uma verdadeira maravilha da vida selvagem persistirá por muitos anos, independentemente de qualquer recorde.


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7