Brasília Amapá |
Manaus

China envia 71 aviões de guerra próximo a Taiwan

Compartilhe

Mundo – A China utilizou 71 aviões de combate no fim de semana, durante exercícios militares ao redor de Taiwan, informou nesta segunda-feira (26) o ministério da Defesa de Taipé. Em uma atualização diária publicada pelo ministério, Taiwan afirma que 47 voos ultrapassaram a zona de defesa de identificação aérea (ADIZ) da ilha, o terceiro maior número desde o início dos registros, segundo uma base de dados da AFP.

A nota afirma que seis aviões SU-30, um dos modelos mais avançados da China, participaram nos exercícios. O Exército Popular de Libertação (EPL) da China afirmou no domingo que efetuou um “exercício de ataque ” em resposta a “provocações” – que não explicou – e ao “conluio” entre Estados Unidos e Taiwan.

Taiwan vive sob a ameaça de uma invasão da China, que considera a ilha de governo autônomo parte de seu território e já prometeu retomá-la. Pequim intensificou a pressão militar, diplomática e econômica sobre Taiwan no governo do presidente Xi Jinping. Os voos que entram na ADIZ de Taiwan representam uma das táticas de pressão mais utilizadas pela China


...........

Siga-nos no Google News Portal CM7